Fatores Educacionais Involutivos

Durante quatro anos, obtendo experiência em salas de aulas de escolas Públicas. Observei diversos comportamentos, o que infelizmente me entristece, desta forma, decidida a mostrar ao mundo minhas observações, segue abaixo, algumas delas. E digo que se pudesse, filmaria ( o que no caso não é permitido ) toda a degradação social e educacional, para provar aos senhores pais, a nossa triste realidade.

1- A verbalização torna-se compreensível pela violência. Qualquer motivo por mais banal que seja, serve como estopim para agressões mútuas, tanto verbais, quanto físicas.

2 - Adolescentes e crianças revelam a ausência de perspectiva de vida e desenvolvimento pessoal. Não acreditam em suas habilidades, e não creem em seu próprio futuro.

3 - O respeito inexiste para com o professor (a), sendo esta uma figura falida, quanto para com os outros alunos, onde o desrespeito é exercido pelo individualismo. Comportam-se de forma desrespeitosa, truculentos e de péssima educação, como se o professor fosse uma figura negativa, desprovida de conhecimento.

4 - Pais omissos, que não se comunicam com seus filhos, que não demonstram qualquer preocupação com o desenvolvimento do filho, e que ainda dizem, em frases feitas como esta – Não sei mais o que fazer com o meu filho... ( já ouvi muito isso, mas não se preocupem, a policia faz, a fundação casa também. E principalmente, a mais cruel de todas, a vida...)

5 - Exploração da figura feminina, banalização do sexo, sendo iniciado precocemente. ( meninas grávidas aos quinze, como se isso fosse à coisa mais normal do mundo. Já vi muitas meninas se oferecendo abertamente a meninos, sem o menor pudor )

6- A educação, o ensino, o desenvolvimento intelectual não são importantes, pois o que impera são os relacionamentos interpessoais ( traduzindo; cuidar da vida alheia parece ser mais interessante... ).

7 - Professores são incapazes de exercer a sua função de forma plena, tendo de mediar conflitos e a indisciplina. ( Quantas vezes não tive de separar alunos que se agrediam, durante a aula )

8 - Escolas sem estrutura para suprir a demanda de alunos, ou condições e ferramentas educacionais que priorizem o desenvolvimento intelectual. ( A política é, se vira nos 30 )

9 - Para o futuro, mão de obra barata, desqualificada, sem condições de interpretar, ausente de habilidades criticas reflexivas, verbalização inadequada e incompreensível. Seres de fácil dominação, resignados as suas próprias limitações. ( alguns políticos ficaram satisfeitos com isso )

O panorama é crítico, se não bastassem todos os aspectos sociais negativos pré-existentes, que já são do conhecimento de todos. Esses tópicos citados acima refletem uma dura realidade que pouco tem a evoluir, e sim a piorar. Por isso não é preciso apenas mudar salários e condições de trabalho, e sim de uma mudança radical nos valores familiares e sociais, isso é urgente! Caso o contrário o futuro de nossas próximas gerações será sombrio e incerto.

Depois, nos perguntam porque desistimos da profissão...

Taiane Gonçalves Dias
Enviado por Taiane Gonçalves Dias em 13/09/2011
Reeditado em 13/09/2011
Código do texto: T3218012
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.