Lidando com a Diversidade
 
Se considerarmos as escolas como microcosmo da sociedade, no qual espelham aspectos, valores, prioridades, hábitos e práticas culturais, tanto positivos quanto negativos, que existem fora de seus muros, acredita-se que quando a diversidade no ambiente escolar é observada, valorizada e celebrada, o universo do processo ensino-aprendizagem se amplia. Rompem-se os limites do convencional, e a educação se democratiza para todos.
 


 
Em geral a Educação acontece por meio de contatos e trocas que se efetivam por meio das relações propiciadas no ambiente escolar. A Educação não se resume ao ato puro e simples “do ensinar” para que o aluno aprenda. Valorizar as diferenças, criando oportunidades para que estes se beneficiem com a diversidade numa comunidade segura e protetora, da qual todos fazem parte, é o mínimo que se devia esperar de uma escola.
 


 
Comunidades escolares inclusivas são aquelas que criam as condições para que todos os membros se sintam integrados, porque valorizam suas contribuições ao grupo. Não se trata, portanto, nem de negar as deficiências e as diferenças delas resultantes, nem de ficar indiferentes a elas. Trata-se de reconhecê-las como algo comum e esperado.
 


 

Portanto, procuramos oferecer durante as aulas de Educação Física, realizada na E.T.E. João Luiz do Nascimento, atividades de jogos adaptados, dando oportunidade dos alunos vivenciarem e refletirem sobre o tema: lidar com a diversidade.

 


 

Devemos a todo instante estar atentos às desigualdades que nos cercam. Neste sentido, com o propósito de debater a importância de valorizar e acolher a diversidade humanas no ambiente escolar, é que no dia 12/09/11, promovemos, junto com os alunos de nossa escola e com os palestrantes José Salomão Dantas e Ricardo Prates, com o apoio do Coordenador e Jornalista Luiz Martins, a convite da Professora Valéria Duarte, uma vivência prática de sensibilização, oportunizando o (re) pensar do sentido que se está atribuindo à educação, reforçando a idéia de que todos podem aprender e desenvolver conhecimentos juntos, independentemente das diversas realidades.


Valéria Duarte.
Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 20/09/2011
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T3231392
Classificação de conteúdo: seguro