Aspectos da educação brasileira

No Movimento da Escola Nova defendia-se uma proposta pedagógica nas escolas, com base em conceitos de progresso e de desenvolvimento, que influíram na formação uniforme das mentalidades, para enfrentar as fortes influências dessas particularidades seria necessária, segundo os signatários do Manifesto de 1932, uma definição nítida do papel da escola na sociedade que deveria se articular diretamente com a vida da criança e não limitar-se apenas ao espaço escolar, mas agregar-se ao meio social, como um prolongamento deste.

A educação levaria em consideração as aptidões naturais de cada um dos sujeitos a fim de dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma de suas etapas.

Os escolanovistas defendiam que a prioridade não estava na hierarquização dos conteúdos e sim, no interesse das crianças em aprender.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 17/11/2011
Código do texto: T3341587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.