Em que mundo vivemos?

Se há algo na vida que melhor represente a vontade de Deus de alegrar o ser humano, este algo está expresso no belo. Em todas as partes, em cada canto dessa natureza maravilhosa podemos ver manifestado, o grandioso amor de Deus em nos proporcionar alegria, bem estar e felicidade. Na verdade, nosso mundo é um magnifico jardim paradisíaco. Se prestarmos atenção a tudo que nos rodeia não será difícil constatar como estamos contemplados pelo encanto da vida. O maior sentimento que pode expressar tudo aquilo que Deus nos proporciona é, portanto, a gratidão. Ser gratos a Deus, em primeiro lugar, pela vida que Ele nos concedeu é o primeiro passo para sermos felizes. Deus não poupa esforços o tempo inteiro para por em nossas vidas condições melhores. Somos nós que, muitas vezes, não reconhecemos e não valorizamos aquilo que possuímos. A tendência do ser humano é querer possuir sempre cada vez mais como se fosse um impulso indomável de não conter a satisfação. Estarmos totalmente satisfeitos com a vida não é uma atitude positiva porque limita o crescimento.

O grande problema está em situar o que seja o verdadeiro crescimento. Então examinemos o trabalho de Deus e tudo o que Ele nos deixou ao construir para nós o mundo. Em primeiro lugar habitamos em um verdadeiro jardim paradisíaco e o homem, o primeiro detentor desta dádiva, vem destruindo o planeta ao não se importar em derrubar uma árvore para construir mais um prédio. Não é que construir prédios seja uma ação criminosa. A ação criminosa está em não dosar aquilo que se faz e, ao fazê-lo, não olhar para o futuro. A arte de Deus está em dar ao homem um ambiente em que ele possa viver em constante contato com o belo. E o belo mais representativo da vida é o belo natural, aquele que está presente a nossa volta. Tanto isto é fato que mesmo numa selva de pedra não se consegue viver sem um jardim, sem uma planta, enfim sem aquilo que nos é inerente, isto é, o belo natural. Então está evidente que essas coisas precisam ser preservadas. Há pouco quiseram derrubar toda uma área de árvores em uma rua no Rio Grande do Sul, depois denominada de a rua mais bonita do mundo, para criarem mais condomínios e, graças ao esforço da própria população, o projeto não foi à frente e a rua hoje é tombada como patrimônio histórico. Isto quer dizer que aquela extensão deslumbrante de belo, visto de cima como uma verdadeira floresta, vai continuar para o nosso deleite.

Está provado que grande parte das doenças, especialmente as do trato respiratório, é causada pela convivência em áreas poluídas e essa poluição está diretamente ligada aos abusos contra a natureza. Isto causa um desequilíbrio sem conta e vai totalmente contra a vontade do nosso criador que é nos proporcionar alegria no meio em que vivemos. Preservar é ser sábio. Não há nada que afete mais a felicidade do homem do que ter que viver longe da visão panorâmica do paraíso criado por Deus. Lembremo-nos de que no começo era assim; tudo começou no paraíso; isto significa que é o que Deus pretende para nós: uma vida de paraíso.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 20/11/2011
Código do texto: T3346582
Classificação de conteúdo: seguro