Pensar é arte assim como viver

Rio Claro,15/08/2011 segunda feira

Texto lido na plenárias do

Plano Municipal de Educação Tema:- Diversidade

Para compreendermos a diversidade precisamos definitivamente saber o quê vem a ser um pré-conceito, ou por outra compreender a manifestação do conceito em nosso cérebro e isto só pode ser feito através do autoconhecimento, auto análise, observar o quê acontece lá dentro porque, por exemplo, observem esse diálogo.

Maria conversando com João que está expondo a necessidade de, por exemplo, ajudarmos a África argumentando que é um país muito pobre então, Maria pergunta: mas o que é pobreza?

João responde: pobreza é a falta de recursos para a manutenção da vida

Maria então diz:- mas a África tem todos os recursos para manutenção da vida assim como aquela ilha perdida no Pacífico onde viveu Robinson Crusoé por longos anos com seu amigo Sexta Feira.

Percebem como a palavra pobreza não pode definir o estado em que vive a África?

Será que neste diálogo não temos que analisar o quê é VIDA para podermos saber onde se encontra a pobreza?

E que Vida, penso que todos podem concordar em dizer que deve estar relacionada ao que a ação de um casal, do ser pai e do ser mãe proporcionam a seus filhos pois que geram suas vidas e as mantém e que nada tem a ver com recursos financeiros porque uma indiazinha pode manter a vida de seu filho na floresta embora não seja dentro dos padrões que nós aceitamos como ideais.

Percebem que temos que reformular nosso pensamento em sua base?

O Poder de conceituar deve estar aflorado, ser natural e isto é pensar, porque os conceitos são dinâmicos como a vida. Pensar é arte assim como viver.

Pré-conceito como todos sabemos é racionalização, é opinião, já está formulado e pode não se aplicar àquela circunstância do momento. Você até pode achar que sim, mas achar também é racionalizar, não é pensar.

Então, (pensar) conceituar e (racionalizar) pré-conceituar são manifestações naturais de nosso cérebro, mas que ocorrem em estados diferentes e que mentes com alta performance combinam todos os estados mentais quando o cérebro está em vigia conseguindo uma análise mais próxima da realidade permitindo a compreensão da diversidade através do pensamento que só acontece em estado meditativo e não da racionalização e isto requer treinamento mental sendo o que nos faz conscientes e responsáveis.

Era o que desejava colocar. Obrigada.

Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 27/12/2011
Reeditado em 28/12/2011
Código do texto: T3409803
Classificação de conteúdo: seguro