compreensão da função pensamento

Rio Claro, 23 de agosto de 2011

Plano Municipal de Educação – tema:- Formação de Professores

Apenas a título de agradecimento desejo dizer hoje que já vivi o que vocês estão vivendo, estabelecendo metas de um, dois, três anos, buscando sonhos e merecimento sabendo que tinham que valer a pena, pois que deles dependiam minha vida.

Hoje, minhas metas olham através das gerações e sei que valem a pena porque são complemento de tudo que sonhei, que vivi e vivo e, mais do que isso, por merecimento poder olhar com os olhos que me foram dados através da vida, portanto, todo esse trabalho é uma continuidade, somos um todo sem começo, meio ou fim, apenas viajantes do tempo em busca da realização de seus ideais e que nessa busca realiza, construindo e plenificando a vida como é o caso desse belíssimo trabalho ora desempenhado por todos.

Mas não estou aqui para justificar, apenas para agradecer o privilégio de estar entre sonhadores como eu e poder dividir com vocês a arena da vida dizendo que sem esses percalços, nada teria tido tanto sabor. Portanto, obrigada por estarem aqui e poderem ouvir as metas traçadas pelo nosso projeto que afinal é de todos desde que buscamos as mesmas coisas, VIDA com letras maiúsculas.

Percorremos os objetivos da discussão do Plano Nacional de Educação em todas as plenárias até aqui e já estamos podendo ver que as aspirações poderão ser largamente contempladas com uma principal e simples ação:-

a da compreensão do pensamento

e nela, nos aprofundarmos no significado da palavra alfabetização porque está faltando em nossa cultura o estado que libera o elemento facilitador de todas as ações.

As crianças chegam à escola vivenciando o estado de ondas cerebrais de alfa para serem alfabetizadas. O nosso natural desconhecimento até agora sobre a manifestação do pensamento nos tem proporcionado um tipo de ensino que leva na maioria das vezes ao estado cerebral de beta (onde acontecem as racionalizações e se trabalha com pré-conceitos, dogmas) suprimindo em grande parte o estado de alfa, a porta de comunicação entre a consciência exterior e a interior que possibilita a EDUCAÇÃO verdadeira impedindo assim a liberdade de pensamento, a manifestação da responsabilidade dentre outros princípios.

Essa compreensão enriquecerá diretamente o processo de letramento liberando o ponto que gera criatividade.

Nossa tecnologia, hoje já bem avançada, nos dá elementos para podermos enxergar a alfabetização de uma forma maior.

Mentes de alta “performance” combinam todos os estado mentais no processo de pensamento consciente permitindo que formulem idéias equilibradas disponibilizando o elemento facilitador assim, manifestando plenamente a inteligência.

A alfabetização total nos ensina a ler o livro da vida e essa leitura libera todo o potencial criativo do ser humano contemplando as aspirações do Plano Nacional de Educação. 24

O livro da vida é o livro que conta a nossa história, onde se encontra todo o conhecimento que está dentro de cada um de nós e se refere ao que as grandes mentes, assim como Sócrates, nos propuseram em frases como:- “Homem conhece-te a ti mesmo” porque quando aprendemos a ler o livro da vida todos os outros livros escritos pelo homem liberam sua “magia” e somente aí podemos perceber que o mundo é composto de infinitas possibilidades nos dando pleno acesso à elas na humildade do reconhecimento dessa verdade que mostra que nada sei diante dessa infinitude.

Desejo então sugerir que seja formada uma comissão para discutir essa proposição, a da necessidade da compreensão do pensamento e pedir que a Comissão Organizadora do Plano Municipal de Educação estenda o convite a todas as pessoas que participaram das plenárias anteriores enfatizando a necessidade do alargamento do pensamento desde que os textos lidos nessas plenárias foram registrados por apenas 50% das atas e a compreensão dos temas em menos de 20% revelando a dificuldade de sua captação assim, entrego os ditos textos gravados em CD para que possam ser relidos vagarosamente (em estado de alfa) e considerados na formação dessa comissão.

Salientamos a necessidade da representação do ensino Superior que foi o que nos deu os quase 20% da compreensão do tema.

Temos certeza que se as medidas cabíveis forem tomadas, no pacote, o ensino médio também será largamente contemplado com a aquisição, dentre outras, de sua identidade.

Aproveito também para sugerir que assistam ao filme “Um príncipe em minha vida” encontrado nas locadoras e atentem para o diálogo que acontece entre os dois estudantes, protagonistas do filme, na lavanderia da Universidade e que também pode ilustrar claramente a necessidade da compreensão desse tema.

Obrigada.

Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 28/12/2011
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