Como mudar o futuro
Fala-se em visitar o passado ou o futuro a fim de se adquirir conhecimento para o presente. Se isto tiver por objetivo a melhoria das condições científicas para o bem do planeta a ideia é bem vinda e todas as pesquisas terão sido válidas. Se, visar, todavia, atender à simples curiosidade ou espírito de aventura as consequências podem frustrar todas as intenções. Tudo aquilo que o homem consegue imaginar é possível tornar-se realidade. Se couber em sua imaginação não há porque não se concretizar, já que a essência do homem é o pensamento e tudo é resultado deste.
O que faz não acontecer tudo aquilo que se imagina é a interferência do fator tempo e condições adequadas. Quanto ao passado este é imutável; visitá-lo ou não não fará qualquer diferença a não ser como fonte de pesquisa histórica; nesse caso pode valer a pena. Quando todos os homens adquirirem a convicção de poderem criar um futuro e um destino consoante a sua vontade então estarão habitando em um planeta realmente evoluído. Pesquisas arqueológicas nos mostram que já habitaram na Terra seres muito mais evoluídos do que nós. Há ao redor do mundo evidências que confirmam este fato. Não se trata de uma especulação ou teoria. Os bilhões de anos decorrentes do nascimento do globo terrestre estão repletos de períodos sequer imaginados pelo homem de hoje. Isto mostra que vivemos em ciclos.
Toda civilização possui um período de existência antes de desaparecer para dar lugar a outra civilização. A questão de ser atrasada ou evoluída não tem nada que ver com época. Por mais aplicada, persistente e evoluída que seja qualquer ciência é-lhe impossível atingir áreas longínquas da humanidade. Tudo ficou no tempo e o máximo a exibir são conjeturas. Tudo o que sabemos em termos de história não passa de alguns milhares de anos e em termos arqueológicos alguns milhões, mesmo assim eivados de dúvidas e questionamentos. O que são alguns milhares de anos diante de, digamos, quatro bilhões de anos, se for isso mesmo? Por quantas eras já passamos exatamente e quais foram as verdadeiras durações dessas eras e o que houve; que tipos de vidas existiam além das que demonstram nossos estudos? Precisamos nos tornar mais humildes diante da sapiência cósmica.
O que fica claro no meio disso tudo é que o homem nasceu à imagem e semelhança de um criador. O fato de chamarmos de Deus esse criador não tem a ver com religião ou crença, mas uma lógica. Se houve criatura logicamente há um criador. E este criador nos deu uma mente poderosa que, devidamente utilizada pode trazer paz, sabedoria, intuições e uma visão positiva no futuro. A mente cria pensamentos que podem vir em forma de imagens. As imagens positivas de um futuro feliz e brilhante, colocadas à frente dos pensamentos transformam-se em realidade se tiverem a ajuda da clareza e da persistência. Por isso é que se pode determinar um futuro de acordo com o que plantarmos hoje.