Volta às aulas

Depois de quase dois meses de férias os alunos estão voltando à rotina escolar, para uns já estava na hora, para outros nem tanto assim, mas enfim o retorno é para todos.

E como começar, ou recomeçar a rotina escolar é difícil, é a preguiça, o desanimo, a desmotivação, o muito tempo parado das atividades escolares faz com que o aluno fique com muita ansiedade e apreensão a mais um novo ano letivo.

Todos! Sem exceção mudaram completamente suas rotinas e começar a ter horário de chegar, de aulas, intervalo e saída é uma coisa que se tem adaptar novamente, ir pegando o ritmo de novo.

E as férias? Como foram? Para uns deve ter sido ótimas, para outros interessantes, outros até que foi bom, mas infelizmente para alguns foram péssimas, cada um terá sua própria história, talvez até parecidas, porém únicas.

Para falar a verdade à volta às aulas já começou... Já começou este mês de janeiro mesmo!

Para os pais que estão procurando uma escola para o filho estudar indo nas secretárias das mesmas e buscando transferências, matriculando os filhos. Nas papelarias, lojas e afins, também já começou a “Volta às Aulas” com diversidades de materiais escolares, com os novos personagens da garotada, com bastantes novidades para impressiona-los.

Mas para uma parcela ainda muito pequena de alunos as aulas voltaram! Poucos foram os que pegaram em seus cadernos, livros! Uns por decisão própria, outros por obrigação dos pais, enfim a minoria fez isto.

Agora das redes sociais, bate papos, jogos, televisão... Garanto que para a maioria não houve férias!

Dá medo de pensar, mas vou ser realista, se preparem educadores porque este ano promete!

Temos que nos preparar bem mais, estarmos motivados, não ter medo de desafios e o mais importante de tudo, gostar do que faz, porque senão é surto na certa.

Porque durante as férias houve coisas bem mais atrativas que nossas aulas, claro que nem todas, algumas aulas nossas nunca mais serão esquecidas por eles e por nós, mas temos que ser diferente do ano anterior, porque o mundo esta em constante mudança e nos educadores também deverá estar, vamos mudar nossos métodos, nem todos, alguns talvez, mas vamos mudar.

Se quisermos uma educação melhor, devemos ser melhor! Foi se aquele tempo em que o professor era o dono do saber, hoje não é bem assim, basta estar conectada a internet que você consegue todas as respostas que procura, nem que seja por meio de um louco que colocou alguma coisa lá sobre o que você procurava e se identificou com aquilo e adquiriu como conhecimento.

É professor a Volta às aulas esta chegando! E como será que nossos alunos vão voltar? Se é que vão voltar! (Alguns irão abandonar)

Que Deus ilumine os nossos “Alunos” cujo o significado é sem luz e desperte neles a vontade, o desejo, o anseio de aprender. Que Deus proteja cada Educador e lhe dê força, coragem, discernimento para mais este ano letivo, amém.

28-01-2012