TEORIZAÇÃO DA DECISÃO

Porque não desligamos prontamente a tv mesmo quando estamos cansados e com sono?

Um dos maiores entraves ao progresso da pessoa é a incapacidade ou a impossibilidade temporaria de tomar decisões. Isso ocorre porque enquanto não tomamos a decisão de fazer algo, não começamos a fazer aquilo, seja o que for. Desde a decisão mais simples como a de desligar ou não desligar o controle remoto da TV, até a mais complexa como a de casar ou comprar uma bicicleta.

Ficamos com sono, dormindo e acordando na frente da tv ligada, tarde da noite, sem condiçoes de assistir o filme e sem condiçoes de adormecer profundamente por causa do barulho e da luz da tv, mas não desligamos a TV. Porque? Porque não tomamos a decisão consciente de simplemente desligá-la.

Isso ocorre porque no estado semi-consciente e semi-inconsciente da sonolencia, nossa faculdade de raciocinio diminui sua eficacia e consequentemente o poder de tomar decisões. É ela que nos dá a capacidade de avaliarmos as opções pelo critério da lógica e da razão e, nos dá a base que precisamos para tomar uma decisão com segurança e determinação.

Apenas quando nossos outros sistemas recebem esta mensagem clara e firme do cérebro, de que decidimos fazer isso e não qualquer outra coisa, é que nosso organismo instrui a todos os sistemaos do nosso organismo a agirem naquela direção, a moverem-se na direção de realizar os movimentos necessários para efetuar a decisão que tomamos.

Isso explica porque todos nós, quando nos defrontamos com uma situação, como a de estar diante da tv ligada, mesmo cansados e com sono, levamos sempre mais do que o tempo necessario para finalmente decidirmos desligar a tv. Lembre-se disso na proxima vez que estiver nesta situação e, tambem quando tiver que tomar qualquer outra decisão em sua vida.

Alencarino
Enviado por Alencarino em 04/02/2012
Reeditado em 05/02/2012
Código do texto: T3480504
Classificação de conteúdo: seguro