Escola Ativa, comunidade participativa, sociedade interativa

Escola Ativa, comunidade participativa, sociedade interativa

Quando pensamos no termo “Escola” o que primeiro nos vem à mente é: Lugar de Estudar e Aprender. Realmente, escola significa tudo isso e um pouco mais. Vejamos o que alguns alunos da Escola Estadual Eunice Souza responderam sobre o que é escola, e o que ela representa para os mesmos: 1 – Escola para mim é tudo. Português, matemática, inglês, ensino religioso, história e um monte de matérias (Ângela, 5º ano); 2 – É um lugar de estudar, onde a gente aprende a ter respeito e aprende a ser responsável. (Gabriela, 8º ano); 3 -Escola é um lugar para estudar e nos prepara para o futuro. (Mayra R. do Carmo, 9º ano); 4 – Escola é um lugar onde se é frequentado para adquirir mais conhecimento. (Natã T. de Almeida, 9º ano); 5 – Escola representa estudar e ser alguém na vida. Eu quero melhorar e ser responsável. (Wender, 6º ano ).

Com certeza, a escola faz parte da vida de qualquer povo desse grande universo. A questão aqui não se refere ao seu espaço físico e estrutural, mas ao que ela faz e representa na vida de cada estudante. Lembrei-me de um filme chamado “Nenhum a menos”. Este narra uma história de coragem e determinação acontecido em uma pequena vila da China. As crianças viviam uma vida precária, numa vila precária, estudando numa escola precária, onde até o giz usado, era contado. Um descaso! Ao final da história, uma nação inteira tinha se envolvido e a escola… nunca mais foi a mesma. Mudou, foi ativa e a comunidade, participativa e a Sociedade, Interativa. “Assistam” impressiona.

Quando uma Escola decide mudar para melhor, ela consegue. É uma questão de querer, envolver, participar, interagir. Escola Ativa é aquela que se preocupa com seu aluno, se o mesmo sabe ou não escrever. Se preocupa com seu Professor e ajuda em seus anseios visando resultados positivos. Escola Ativa, procura envolver a comunidade de forma a alcançar a todos, independente de sexo, status ou religião. Ela com certeza quer ver um sorriso no rosto de cada cidadão e ouvir com alegria a expressão: “Essa é minha Escola. Aqui, aprendi a viver”.

Quando a Escola decide tornar-se Ativa, a comunidade, faz-se Participativa. A ideia de fazer um dia da família na escola surgiu justamente pela necessidade de fazer essa diferença. Envolver simultaneamente, gestores, educadores-docentes e não docentes, alunos e familiares num só lugar: o lugar que faz parte da vida de cada um, diga-se: o segundo lar, embora que para muitos seja o primeiro. É maravilhoso ver a integração acontecendo, pais participando, crianças correndo e brincando. Tudo isso resulta em: alegria e companheirismo. São experiências que jamais serão esquecidas.

Uma Escola ATIVA, gera uma comunidade PARTICPATIVA que resulta numa sociedade INTERATIVA. O que faz acontecer, é resultante de um trabalho desenvolvido em equipe. O que seria de uma escola sem alunos? De um Jornal sem leitores? De um estado sem municípios? De municípios sem cidadãos? Sem a co-participação de órgãos públicos sejam eles municipais ou estaduais e os meios de comunicação (diga-se: emissoras de tv, rádios, jornais, etc), torna-se quase inviável, obter um resultado tão maravilhoso em qualquer evento realizado por uma escola. A presença de tais profissionais em âmbitos gerais, traz ao ambiente escolar momentos de conforto, paz, segurança, serviços e informação. Agradecemos a todos que tornam nossa sociedade interativa, que fazem nosso universo estudantil ativo e participativo. Gratos somos aos órgãos competentes que participaram tão ativamente no nosso “Dia da Família na Escola”.

(*) Raimundo Soares de Andrade é coordenador da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos em Rondonópolis – MT

E-Mail:preunicesouza@hotmail.com