Artigo -Tecnologia e Tecnologia Educacional

a ) Histórico da Evolução da Tecnologia

O homem foi utilizando os recursos naturais para atingir fins específicos de sobrevivência e manutenção da espécie e foi também utilizando recursos existentes na natureza para beneficio próprio, como as pedras, ossos, galhos e troncos de árvores (Kenski,2003).

Na idade da pedra, o homem utilizava utensílios e armas de pedra, embora também fossem utilizados ossos e chifres para a construção destas ferramentas de

sobrevivência. Na idade dos metais, com a descoberta do cobre e do ouro, o homem utilizando de conhecimento e informações anteriores passam a fundi-lo nascendo à metalurgia. Os artefatos de pedra eram substituídos pelos de metal.

Após o cobre, o estanho foi fundido e misturado ao cobre originando o bronze.

No século XX, se desenvolveram os primeiros computadores, os antecessores mais próximos dos atuais computadores foram desenvolvidos nos Estados Unidos com objetivos militares, especificamente na área da balística, para calcular as equações

diferenciais que permitiam dirigir os projéteis ao alvo (Liguori, 1997).

b) Conceito de tecnologia

Para Kenski (2008, p.15), as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana.

Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às

mais diferenciadas tecnologias.

Cada época foi marcada por elementos tecnológicos que se fizeram importantes para a sobrevivência da espécie humana. A água, o fogo, um pedaço de madeira ou

um osso de um animal qualquer eram usados para matar, dominar ou afastar animais ou outros homens que podiam representar ameaças Para Kenski (2003, p. 18), "segundo o Dicionário de filosofia de Nicola Abbagnano(1982), a tecnologia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial ou de mais ramos". No entanto tecnologia envolve todo um conjunto de técnicas, que são utilizados para o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas.

Muitos dos produtos, equipamentos, ferramentas que utilizamos no nosso cotidiano

não são considerados por muitos como tecnologia. Óculos, dentaduras, alimentos,

medicamentos, prótese, vitaminas e outros produtos são resultados de sofisticadas

tecnologias (Kenski, 2003).

C) Conceito de Tecnologia Educacional

A expressão "Tecnologia na Educação" abrange a informática, mas não se restringe a ela. Inclui também o uso da televisão, vídeo, rádio e até mesmo cinema na promoção da educação. Entende-se tecnologia como sendo o resultado da fusão entre ciência e técnica. O conceito de tecnologia educacional pode ser enunciado como o conjunto de procedimentos (técnicas) que visam "facilitar" os processos de

ensino e aprendizagem com a utilização de meios (instrumentais, simbólicos ou organizadores) e suas consequentes transformações culturais.

O uso de tecnologia em educação não é recente. A educação sistematizada desde o

início utiliza diversas tecnologias educacionais, de acordo com cada época histórica. A tecnologia do giz e da lousa, por exemplo, é utilizada até hoje pela maioria das escolas. Da mesma forma, a tecnologia do livro didático ainda persiste em plena era da informação e do conhecimento. Na verdade, um dos grandes desafios do mundo contemporâneo consiste em adaptar a educação à tecnologia moderna e aos

atuais meios eletrônicos de comunicação.

Nos anos 50 e 60, a tecnologia educacional era vista como sinônimo de recursos didáticos. A partir da década de 60, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa passou a revolucionar o mundo em todos os setores, principalmente no campo da educação.

Muitos afirmam que as máquinas trouxeram uma revolução nos processos de ensino e aprendizagem. Porém, um quadro negro eletrônico continua sendo um quadro negro. Comparando-se uma aula do século XIX com uma de hoje, por exemplo, nota-se que as idéias continuam sendo as mesmas. A escola continua sendo uma das instituições que resistem até os dias atuais com as mesmas características desde sua criação.

Ao longo do tempo a tecnologia se tornou mais complexa e o uso das normas exige

um domínio cognitivo mais apurado. O problema é como aproveitar tais recursos na

sua totalidade.

Referência Bibliográfica

LA Taille, Yves de; Oliveira, Marta Kohl de; Dantas, Heloysa . Piaget ; Vygotsky ; Wallon : Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1993.

PIAGET, J. (1967). Seis estudos de Psicologia. (tradução de Maria Alice Magalhães

D'Amorin, Paulo Sérgio Lima Silva). Rio de Janeiro: Forense, 1978.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins

Fontes, 1989.

Mariluce Marinho

Mariluce Marinho
Enviado por Mariluce Marinho em 14/02/2012
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