VISÃO DA ESCOLA PÓS MODERNA

O mundo globalizado exige mudanças na escola, para acompanhar o movimento de informações do mundo “novo”, esta terá que estar atualizada para que seja capaz de trabalhar as notícias em seu espaço educacional, pois é seu papel constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática,planejada e continuada para os alunos, que hoje, tem como informante a mídia que é veloz na comunicação e que de certa forma, implanta valores para o convívio social além de conhecimentos que precisam ser questionados e debatidos no ambiente escolar para que não venham a ser transformadores de maneira danosa na formação do cidadão, esse e muitos outros desafios como a diversidade cultural, a educação ambiental voltada para o controle da destruição do meio ambiente, educação essa, que tem o compromisso de combater uma prática que está aí, a séculos, a função de trabalhar valores, que algumas famílias já esqueceram.

Além desses desafios a escola pós moderna ainda tem a obrigação de oferecer uma educação integral e desenvolvimento pleno do aluno, então não dá para ter uma visão simplista de olhar a escola apenas como o local que se aprende a ler e escrever e etc , é importante perceber a escola como um ambiente transformador, formadora de opinião, um caldeirão cultural, onde ocorrem as interações sociais um lugar que precisa da construção da democracia de modo participativo, que inclua a todos com respeito .

A escola precisa de autonomia, pois não dá para separá-la da sua história, e da singularidade das pessoas que a compõem, cada escola tem uma identidade, peculiaridades e objetivos específicos para seus problemas, porque ela é única dentro do conjunto de instituições escolares.

A escola deve exercer seus múltiplos papéis ser atrativa, prazerosa, autônoma, democrática, transformadora e incluir a todos, precisa possibilitar o acesso ao saber, oferecendo pleno desenvolvimento do ser humano para o exercício da cidadania, a qualificação para o trabalho, e para tanto precisa oferecer uma educação de qualidade.

Para cumprir com a função de educar de modo integral e desenvolver plenamente o aluno, de formá-lo capaz de conhecer, produzir, transformar, conviver, ser, pensar e argumentar a escola tem um grande desafio, criar estratégias para a construção da sociedade pretendida,ou seja uma sociedade justa, solidária,inclusiva resumindo HUMANA. Ela deve traçar as suas ações tendo como norte a parceria família escola e comunidade, respeito e troca de conhecimento entre as diversas culturas,democratização participativa da gestão, controle a evasão, repetência e dependência,formação continuada dos professores,capacitação dos trabalhadores da educação,ensino contextualizado e interdisciplinar, e ir além das obrigações na busca de humanizar.

Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 19/02/2012
Código do texto: T3507494