Avaliação da Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem

Daniel Feitosa Barros

Universiade Federal do Piauí- UFPI

2012

Atualmente vivemos em uma sociedade em que o homem tem de passar constantemente por um processo avaliativo que reflete para si como forma de valores sociais e morais que devem ser exercidos perante a sociedade; essa mesma avaliação de valores se refletidos nas Instituições Escolares irá atingir diretamente no processo de aprendizagem.

Tradicionalmente a avaliação aplicada pelas escolas para verificar o nível de aprendizagem dos alunos era muito sistemaizado, utilizando como criterio principal de avaliação provas e testes que tinham como objetivo medir o aprendizado dos alunos, não levando em consideração de forma alguma o estado físico, mental ou mesmo intelectual do avaliado. Nessa mesma pespectiva os alunos em sala, não tinham a oportunidade de expor seus conhecimentos sobre os conteúdos, pois eram quase que obrigados a repetirem o conteudo exposto anteriormente pelo professor. O ensino se dava praticamente a base da "decoração" e "repetição" daquilo que se foi estudado.

Com isso a avaliação do ensino na pespectiva tradicionalista, não podia ser considerada eficaz, pois os metodos e tecnicas de avaliação não poderiam demonstrar se o aluno realmente aprendia ou não pelo simples fato dos professores não explorarem o conhecimento de seus alunos.

Com o tempo esse ensino traicionalista foi sendo modificado e deixado para tras (o que ainda não quer dizer que não seja utilizado nos dias de hoje), uma nova consciencia foi sendo criada em relação ao processo de ensino-aprendizagem e avaliação dos alunos.

Hoje acreditasse que o aluno não deve ser avaliado por testes ou provões que sejam elaborados de maneira objetiva. Deve-se levar em consideração o subjetivo dos individuos, tentando aproveitar tudo aquilo que o aluno ja tem guardado consigo, todo aquele conhecimento ja adiquirido em sua vida, podendo esse ate participar de forma ativa em sala, construindo o conhecimento junto com o professor.

O ensino e a avaliação devem caminhar juntos, pois ela acaba por fazer parte do ensino, e é através dela que se consiguirá obter o resultado da aprendizagem dos alunos. Cabe o professor saber avaliar da melhor forma possivel o aprendizado de seus discentes, aproveitando o conhecimento prévio de seus alunos, incluindo-os na aula de forma ativa e respeitando seus interesses.

Daniel Feitosa Barros
Enviado por Daniel Feitosa Barros em 18/04/2012
Código do texto: T3620326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.