O papel da educação a distância

A educação a distancia é um grande avanço da tecnologia na vida da sociedade em que vivemos, a qual vem tornando possível o nivelamento da educação entre todos que possuem interesse em aperfeiçoar o seu conhecimento e precisam intercalar os estudos com outras atividades.

Mais do que avanços, a educação a distância é uma grande oportunidade. O papel da tecnologia está sendo bem aproveitado, trazendo benefícios para própria sociedade, pois o que seria de nós se não fosse à tecnologia tão avançada e a facilidade dos estudos autônomos atualmente? Os sistemas digitais estão presentes em diversos setores do país, que vão desde um caixa de um supermercado até em uma movimentação bancária pela Internet. Estão interagidas em nosso cotidiano em todas as partes a novas nomenclaturas e conhecimentos.

Apesar de a tecnologia digital ser disponibilizada a maioria da sociedade atualmente, infelizmente muitas pessoas não se interessam pelas novas oportunidades que a tecnologia proporciona, como a educação a distância, que poderia vir mudar o patamar de vida destas pessoas, e contribuir para um país mais desenvolvido.

Essa realidade não está ao alcance de todos, apenas da grande maioria onde se é interessante criar ambientes informatizados nas escolas. Talvez este fato seja um dos grandes desafios, tanto para nós docentes da aréa da matemática quanto para os jovens interagir sobre a associação Tecnologia e Estudos na Educação.

O tema Educação a Distância, deve ser trabalhado com os jovens de forma que os estudantes possam além de compreender os processos de ensino e aprendizagem, também vivenciar este processo., adquirindo e extraindo todos os benefícios que o mesmo apresenta.

Nos últimos anos, a educação a distância tem se tornado uma grande conquista dentro da comunidade. A importância de ocorrerem momentos na formação de professores em que estes temas não fossem só tratados, mas também possam ser altamente experimentados.

Com isso, podemos aproveitar a capacidade que os jovens possuem de se adaptar rapidamente a novas tecnologias e fazer a inserção dos estudos da matemática no ensino a distância e assim aumentar a gama de conhecimentos disponíveis, e tornar o ead uma ferramenta de estudos não somente para aqueles que não possuem tempo hábil, mas também para aqueles que procuram outras formas de conhecimento mais práticas, dinâmicas e desafiadoras.

O professor do ensino básico deve propiciar o desenvolvimento de competências que permitam que: “o aluno deva reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social”. (BRASIL, 2002, p. 32).

O futuro professor de Matemática deve estar preparado para enfrentar os problemas e buscar as soluções ao ensino matemático de forma a levar aos jovens maior interesse, o que não é nada melhor que acompanhar as tecnologias da nova geração.

Pois, a cada dia que se segue, as novidades e os produtos tecnológicos são crescentes, recursos estes os quais se tornam mais sofisticados e com facilidade de acesso. Embora essa tecnologia não alcance a todos, os estudantes convivem em um meio social e globalizado, onde as novidades tecnológicas surgem constantemente e podem ser obtidas ou utilizadas em diversos espaços.

Este é o marco diferencial desta tecnologia e é a facilidade de poder usufruir destes benefícios mantendo um contexto sem danos aos conhecimentos necessários dos estudantes que utilizam este recurso, podendo estes exercerem tão bem quanto os jovens ingressantes em uma universidade de modelo antigo.

Contudo isso podemos ver como esta tecnologia tem um papel importantíssimo junto a educação matemática que vem proporcionando um crescimento na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho com a complementação de estudos daqueles que não possuem tempo hábil para realizar o mesmo.

Referencias Bibliográfica

LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.

LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.

NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.