Analise Matemática sua importância e aplicabilidade na pratica

No dia-a-dia, o ser humano lida com situações que expressam a necessidade de conhecimentos mínimos de matemática, lógica no qual deve analisar entender e discutir determinados assuntos através da analisa de um todo, em prol de desvendar mínimos problemas encontrados no seu dia-a-dia.

Analisar é observar e refletir sobre algo. Em matemática a análise é o ramo da matemática do qual se estuda para tornar grandes pesquisadores da ciência matemática o qual analisa conceitos introduzidos pro cálculo, dando ênfase aos aspectos diferenciais e integrais. Surgiu da necessidade de elaborar formulações e assim aperfeiçoar as ideias do cálculo. A princípio, a análise matemática preocupava-se com o estudo do plano real ( números e funções ). O problema enfrentado pelos matemáticos na resolução de proposições envolvendo raízes de números negativos levou ao surgimento de um novo conjunto solução chamado de "Números Complexos", onde i² = -1. Esse resultado revolucionou e impulsionou o pensamento matemático, levando a análise matemática aumentar -se o campo de pesquisa levando a estudar outros aspectos. Onde a análise matemática, atualmente divide-se em campos de pesquisas diferentes como:

a) Análise Real - Lida com o corpo dos números reais, começando com a teoria dos conjuntos em provas simples e funções, bem como números naturais e princípio de indução.

b) Análise Complexa - Lida com o corpo dos números complexos. Desta forma, analisa funções do tipo holomorfas.

C) Análise Funcional - Preocupa-se com o comportamento das funções, desta forma, estuda os espaços de funções. requer do matemático conceitos de álgebra linear e técnicas de topologia.

d) Análise Harmônica - estuda a composição de funções a partir das componentes harmônicas, desta forma, compreende a representação de funções ou sinais como a sobreposição de ondas base, investigando e generalizando as séries e transformações de Fourier.

e) Análise numérica - Compreende o estudo dos algoritmos e técnicas de cálculo numérico e suas aplicações à matemática contínua.

A análise matemática tem como objetivo é o desenvolvimento do raciocínio algébrico abstrato e a habilidade de compreender nomenclaturas, simbologias, definições e teoremas; Ou seja, fornecer ao professor as ferramentas da qual ele precisa para que se torne um pesquisador, e possa compreender e questionar o que é dito nos livros.

Segundo alguns autores que estudei eles atentam para o fato de que é fundamental que o professor aprenda por sí só a estudar, sendo esta uma das habilidades verificadas no estudo da Análise Matemática. ÁVILA (2004) ressalta que enunciar e demonstrar teoremas devem ser uma das ocupações centrais de um professor de matemática.

Tudo com um único objetivo ir em busca de um conhecimento onde meros dados o direcionara a um determinado resultado fazendo que encontre um raciocino lógico matemático com o intuito de se tornar um apreciador do interpretar e interder diferentes tipos de conteúdos apenas analisando e juntando todos os conhecimentos já adquiridos pelo pesquisador.

BIBLIOGRAFIA

ÁVILA, Geraldo Severo de Souza. Introdução à análise matemática. 2ª edição. São Paulo: Edgard Blucher,, 1999.

ÁVILA, Geraldo. Análise matemática para licenciatura. São Paulo: Egar Blucher, 2004.

LIMA, elon Lages. Análise Real, vol.1, Publicação IMPA, 004.

RUDIN, Walter. Real and Complex Analysis. 1ª edição. New York: Mcgraw-Hill, 1996.