A Inteligência Interpessoal de Howard Gardner aplicada à Educação à Distância

VALTÍVIO VIEIRA

Formação do Autor: Curso Superior em Gestão Pública, pela FATEC – Curitiba – PR; Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano – Curitiba – PR, Licenciado em Ciências Sociais, pela UCB – Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro – RJ, Pós-Graduado em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal; Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em Educação à Distância, e Pós-Graduando em Metodologia do Ensino Religioso, ambos pela FACINTER – Curitiba – PR.

SÃO BENTO DO SUL - SC

2012

A Inteligência Interpessoal de Howard Gardner aplicada à Educação à Distância

A Inteligência Interpessoal é a competência de compreender e relacionar-se com os outros. Podem ser terapeutas, professores, políticos, atores, vendedores, alunos que assumem lideranças ou percebem quando um colega não está bem. A pessoa que tem esta inteligência: tem Bom relacionamento com as pessoas e comunicação, pode liberar opiniões, gosta de atividades grupais, de cooperar, interação na percepção e expressão, facilidade de adaptação e influencia as outras pessoas.

Esta inteligência é a capacidade para entender e interagir com outras pessoas, para entender e responder adequadamente aos humores, temperamentos, motivações e desejos dos outros. Lideres, executivos e diplomatas seriam exemplos dessa inteligência.

O Orientador Acadêmico presencial em EAD deve trabalhar com discussões argumentativas e debates em pequenos grupos de alunos, construir normas de convivência e interação social.

Sobre a inteligência interpessoal, o psicólogo norte-americano, destaca:

Inteligência Interpessoal: Com pouco treinamento formal em educação especial e quase cega ela própria, Anne Sulivan iniciou a intimidante tarefa de instruir uma criança cega e surda de sete anos de idade, Helen Keller. As tentativas de comunicação dse Sullivan eram complicadas pela luta emocional da criança com o mundo que a circundava. Em sua primeira refeição juntas, ocorreu a seguinte cena: Anne Sullivan respondeu sensivelmente ao comportamento da criança. Ela escreveu para a sua família: “O maior problema que terei para resolver é como discipliná-la e controlá-la sem subjugar seu espírito. Eu irei muito devagar, a princípio, e tentarei conquistar seu amor”. De fato, o primeiro “milagre” aconteceu duas semanas mais tarde, bem antes do famoso incidente da casa das bombas. Annie levara Helen para um pequeno chalé perto da casa da família, ode elas iriam morar sozinhas. A personalidade de Helen subitamente sofreu uma profunda mudança – a terapia funcionara:

Foi exatamente duas semanas depois disso que ocorreu o primeiro avanço importante de Helen na compreensão da linguagem; e, a partir desse movimento, ela progrediu com incrível rapidez. A chave para o milagre da linguagem foi o entendimento de Anne Sullivan da pessoa Helen Keller. A inteligência interpessoal esta baseada numa capacidade nuclear de perceber distinções entre os outros; em especial, contrastes em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções. Em formas mais avançadas, esta inteligência permite que um adulto experiente perceba as intenções e desejos de outras pessoas, mesmo que elas os escondam. Essa capacidade aparece numa forma altamente sofisticada em líderes religiosos ou políticos, professores, terapeutas e pais. A história Helen Keller-Anee Sullivan sugere que esta inteligência interpessoal não depende da linguagem. Todos os indícios na pesquisa do cérebro sugerem que os lobos frontais desempenham um papel importante no conhecimento interpessoal. Um dano nessa área pode provocar profundas mudanças de personalidade, ao mesmo tempo em que não altera outras formas de resolução de problemas – a pessoa geralmente “não é a mesma” depois de um dano destes. A doença de Alzheimer, uma forma de demência pré-senil, parece atacar as zonas cerebrais posteriores com uma ferocidade especial, deixando as computações espaciais, lógicas e lingüísticas severamente prejudicadas. No entanto, os pacientes com Alzheimer freqüentemente continuam com uma aparência bem-cuidada, socialmente adequados e se desculpam constantemente por seus erros. Em contraste, a doença de Pick, uma outra variedade de demência pré-senil com orientação mais frontal, provoca uma rápida perda das boas-maneiras sociais. A evidência biológica da inteligência interpessoal inclui dois fatores adicionais, geralmente citados como exclusivos dos seres humanos. Um dos fatores é a prolongada infância dos primatas, incluindo o estreito apego à mãe. Nos casos em que a mãe é afastada no desenvolvimento inicial, o desenvolvimento interpessoal normal fica seriamente prejudicado. O segundo fator é a relativa importância da interação social para os seres humanos. As habilidades tais como caçar, perseguir e matar, nas sociedades pré-históricas, exigia a participação e cooperação de grande número de pessoas. A necessidade de coesão, liderança, organização e solidariedade no grupo decorre naturalmente disso. (GARDNER, 1995, p. 26-27)

REFERÊNCIA

ALONSO, Katia Morosov. Avaliação da Aprendizagem em EAD. Curitiba: IBPEX, 2002.

BELONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.CORTELAZZO, I. B. de C. Fundamentos da educação à distância. Curitiba: Ibpex, 2007.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LITWIN, Edith. Educação a Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MARTINS, Onilza Borges. Teoria e Prática Tutorial em Educação à Distância. Curitiba: Ibpex, 2002.

NISKIER, Arnaldo. Educação a Distância: A Tecnologia da Esperança. São Paulo: Loyola, 1999.

NOVA, Cristiane. Educação a Distância: Uma Nova Concepção de Aprendizagem e Interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

Valtivio Vieira
Enviado por Valtivio Vieira em 02/06/2012
Código do texto: T3701339
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.