COMPREENDENDO O SER HUMANO ATRAVÉS DA PSICOLOGIA

Para compreendermos o ser humano vejamos algumas diferenças segundo a psicologia:

De acordo com a teoria gestaltica, não se pode ter conhecimento todo por meio de suas partes, pois o todo e maior que a soma de suas partes. Segundo o fundador desta teoria, Fritz Perls, que trabalhou com dois conceitos básicos, que são supersoma e transponibilidade, este conceito e uma realidade.

Vejamos, portanto algumas diferenças entre: Psicodrama, Psicanálise, Comportamental, analise transacional e psicologia transpessoal.

Psicodrama e psicanálise teve seu nascimento na França, e hoje há uma corrente na qual define que a cena dramática é reconhecida na função de concentrar o drama e permitir que apareçam novos significados.

Segundo Anzieu o psicodrama analítico favorece a expressão dos conflitos por intermédio de imagens simbólicas. Como o próprio termo deixa claro, drama e simbolismo tem tudo há ver com representação. Já a psicanálise por sua vez é um campo clinico e de investigação teórica da psique humana, trata de investigar a mente, seus desvios psicológicos, e como tratá-los através de um método denominado psicoterapêutico, diga-se de passagem, esse método foi desenvolvido pelo medico austríaco Sigmund Freud.

A psicologia comportamental em sua ênfase principal é um estudo sobre as emoções, pensamento, e o comportamento de todos os animais, inclusive o homem. Para os especialistas desta corrente psicológica a lei do reforço, o irá associar a essas situações com outras semelhantes, generalizando essa aprendizagem para um contexto mais amplo. Já a analise transacional é uma das poucas abordagens da psicologia que fala de maneira cientifica sobre o amor, a partir de seus pressupostos e pelo instrumento chamado carícias, que são estímulos dirigidos que transmitem aceitação incondicional e condicional, segundo a maioria dos teóricos essa é uma necessidade natural de todo ser vivo.

Segundo Berne (1962﴿ há quatro fomes vitais presente em todo ser vivo:

1- Fome de estímulos

2- Fome de reconhecimentos

3- Fome de contato

4- Fome sexual

Entendemos que esta analise é realmente profunda e interessante, pois retrata não só os humanos, mas também os animais de um modo geral. Já a psicologia transpessoal não é magia nem religião, mas uma ciência séria que busca através de sua trans-disciplinaridade, uma forma de ver e entender o homem no universo.

Por outro lado a psicologia transacional tem haver com a análise e é um método psicológico que estuda a forma como as pessoas sentem, pensam, agem e se relacionam. Criada pelo psiquiatra canadense Eric Berne em 1958, a AT é um excelente sistema para entendimento do ser humano é um poderoso instrumento de ação preventiva e transformadora. Através dos instrumentos da AT, a pessoa passa a conhecer como ela funciona internamente e também como os outros funcionam, podendo entender então seus relacionamentos e perceber o que precisa ser mudado.

A Análise Transacional é uma teoria positiva, de confiança no potencial do ser humano e se baseia fundamentalmente nos princípios filosóficos de autonomia, consciência, espontaneidade e intimidade. A frase de Eric Berne “Todos nascemos príncipes ou princesas. Escutamos uma bruxaria, acreditamos nela e nos tornamos sapos” resume esse conceito. Para a AT, todo o individuo nasce com o potencial de ser feliz, de ter sucesso e relacionamentos de qualidade. No entanto, dependendo das mensagens que recebemos e decisões que tomamos, podemos limitar este potencial e passar a agir de acordo com as expectativas de nossos pais, ou estabelecendo relacionamentos dependentes e infelizes ou ainda não alcançando o sucesso em nossos objetivos.

Trabalha com os conceitos de Estados de Ego, que são as formas diferentes de funcionamento interno de cada pessoa; Comunicação, Emoções, Jogos Psicológicos, que são as situações repetitivas de conflito que enfrentamos e os papéis que assumimos. Reconhecimento e Script de Vida, que é a história que escrevemos para nós e que seguimos seu roteiro inconscientemente e que muitas vezes limita nosso potencial.

A Análise Transacional traz como benefício sua linguagem simples e acessível, que possibilita qualquer pessoa desenvolver a capacidade de analisar o que acontece consigo e com o outro, e ter sua autonomia independente da figura do terapeuta. Da mesma forma, o curso de Análise Transacional pode ser feito por qualquer pessoa e ensina os instrumentos de uma forma eficaz para que mudanças possam ser feitas de maneira imediata.

Pode ser aplicado em qualquer área de atuação do ser humano, como empresas, escolas, hospitais ou qualquer lugar em que haja contato com outras pessoas, inclusive relacionamentos pessoais e familiares.

Após uma analise cuidadosa destas teorias psicológicas, podemos entender melhor as suas aplicabilidades na resolução de certos problemas psicossociais que envolvem nossa sociedade.

Queremos deixar claro que esse estudo é profundo e carece de mais pesquisas que ajudem a elucidá-lo.