ESCOLA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO:

“a articulação entre tempo, espaço e sociedade leva necessariamente ao conceito de transformação, em suas manifestações nas diferentes áreas do conhecimento e disciplinas do currículo”.

Procura realçar a relação teoria-prática, pressupostos e estratégicas com o objetivo de conduzir o aluno a compreender o mundo em que vivemos.

ESPAÇO PÚBLICO / ESPAÇO PRIVADO:

A família tornou-se incapaz de prover a educação da criança, passando à escola parte significativa dessa responsabilidade. De uma educação efetivada no convívio familiar, passou-se a alternativas sociais bem mais amplas: as corporações de ofícios, os prédios, os espaços próprios definidos.

MECANISMO DE REPRODUÇÃO SOCIAL:

Há uma dimensão nova na ótica dos educadores e da família. Os jovens mudaram muito nos últimos anos, como mudaram as regras sociais, alterando-as ao longo do tempo. A participação social, notadamente o exercício da cidadania ensinada aos indivíduos, não gera efeitos imediatos. O caminho é promover amplo diálogo entre as gerações e apostar numa educação que liberte para o exercício igualmente livre da cidadania. A juventude que era vista como promessa de futuro chega hoje a ser definida como modelo e símbolo de uma nova cultura.

DISCURSO INOVADOR:

Qual a direção que devemos seguir para alcançar um novo modelo de escola, aquela que se adeque aos valores deste tempo? A tecnologia neoliberal globalizada está aí, viva, a impor seus objetivos. Mas existe nos meios acadêmicos, praticamente em níveis paralelos os adeptos de posições conservadoras. No entanto, mesmo os que defendem a tradição, invariavelmente seus discursos induzem à eficiência, consumo e competitividade.

LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO

O grande desafio da escola é descobrir como ser inovadora, chegar aos fins dos objetivos delineador, com resultados sociais satisfatórios. É na escola que essas discussões são postas, pois é ela o suporte de ação na construção de novas configurações sociais.

TRANSFORMAÇÃO E LIBERDADE

Todo esse debate ressalta a necessidade de abandonar as categorias da modernidade e levar em conta as marcas da pós-modernidade. O neoliberalismo fortalece os espaços privados, a empresa, a escola particular, sustentada por essas ações. Mas é a escola pública a que atende predominantemente aos desfavorecidos, sendo, portanto, o espaço privilegiado para esse fim. Fala-se em escola cidadã, orientada para a formação da cidadania, mas sua voz é ainda passiva na formação dos seus alunos, como se o jovem fosse paciente e não agente. É preciso que os educadores passem da teoria dos discursos de renovação para a prática do que a pregam.

LIBERDADE E TRANSFORMAÇÃO:

O importante é que os jovens que frequentam a escola sejam capaz de se organizar e de criar suas próprias significações. O caminho da cidadania é o mesmo caminho da emancipação. Sem liberdade não se constroem sujeitos de transformação.

Elaborado por

Maria Nilza Oliveira de Carvalho

* Súmula extraída do texto sobre Escola e Transformação Social de autoria de Zuleika Abreu.