VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
 
 
Pergunta:- Como podemos valorizar alguma coisa se desconhecemos o que é VALOR?
 
Mas onde está o problema? Em quem está o problema? Em quem ensina ou em quem aprende? Ou nos dois? Ou em nenhum? OU, ou, ou.......??????????  e quem ensina sabe o quê está ensinando? Ou quem está aprendendo sabe o quê está aprendendo?.................
 
Para fazer alguma coisa, tenho para mim que, precisamos saber o que estamos fazendo senão sai qualquer coisa, não é assim?
 
E é o que estamos vendo na EDUCAÇÃO ESCOLAR. Saem médicos, advogados, engenheiros e diga-se de passagem, os mais qualificados, mas a escola não forma GENTE. Concluindo, a escola forma  qualquer coisa, menos gente. Dizem que esse MISTER é para a mãe.
 
Tá bom, mas quem está formando mães?............não, não, não, mães não precisam de formação, mães são NATURALMENTE mães, não é assim?
 
Mas, hoje, quem vive naturalmente?
Alguém aí sabe o que é ser NATURALMENTE MÃE? Não, não é?
 
TODOS JÁ DESAPRENDERAM A LINGUAGEM DO QUE É SER NATURAL. TODOS. Bem, com exceção de algunzinhos, bem zinhos mesmo que nem que eu.
 
Ontem, conversando com a esposa de um médico conceituado na cidade, falava das maravilhas da culinária natural e, mais especificamente, contava como havia me safado só com elementos naturais em apenas três dias, de uma tosse que me acompanhava há três invernos, e dando ênfase ao sangue, na limpeza intestinal etc, etc, etc.
 
Sempre acho, quando falo dessas coisas que as pessoas entendem porque é tão natural, mas ela me deu de ombros e deve ter pensado, pelo jeito que me largou falando sozinha: essa daí está louquinha de pedra. Nem ao menos é capaz de considerar que sou casada com um médico e que sei muito bem o que é saúde.
 
É isso, até minha neta que vai prestar vestibular para medicina não TOPA minhas “cunversa”.
 
Daí, querem o quê? Que a mãe ensine educação para esses bichinhos que empinam o nariz e dizem: EU APRENDÍ ASSIM !!! e ponto final. Nem parágrafo tem mais?
 
Saem pisando duro e te largam falando sozinho.
 
E eu me pergunto: culpa de quem e a resposta vem loguinho: minha, uai, de quem mais? Por que não berra e ensina como deve ser?
 
Quem me conhece sabe que sei fazer de tudo, que aprendo qualquer coisa. Olham-me sem entender por quê?  tenho um carrinho mequetrefe amassado e não ligo para essas coisas.
 
Vou explicar:
 
De novo, começo com uma pergunta:- Para que ganhar dinheiro se não posso ter a alegria de estar COM AS PESSOAS?
 
Estar com é, além de estar junto, ser considerada, ouvida e entendida pelas pessoas.
 
Não quero ser considerada porque tenho dinheiro. Quero ser considerada apenas porque sou gente.
 
As pessoas aprenderam uma linguagem nas escolas que as fez esquecer quem são e quando falo do que somos, não reconhecem mais essa linguagem, então, não ouvem, dão de ombros e vão-se embora.
 
Pergunto: Prá quê ganhar dinheiro se o mais importante não temos e que é a compreensão na prosa, esse estar junto?
 
Não quero que ninguém diga: você tem razão, NÃO. É apenas compreender o que falamos, mas, “vige”, entrar nesse terreno dá muito “pau”. Não vai ser berrando que vamos ensinar,
 
Querem ver?
 
Por exemplo: tenho uma receita de um prato onde os ingredientes são super bons, caros e deliciosos. Faço o prato e não dá uma coisa boa, não fica gostoso. Onde está o problema?  Claro que é na receita, não é? O que tenho que mudar? Talvez acrescentar uns temperos,  porque analisando o resultado posso ver que está faltando algo, mas não sei o que é.
 
Na educação escolar também. Está faltando exatamente  esse tempero que é compreender o princípio das coisas.
 
Querem ver como anda a compreensão dos princípios?
 
Todos sabem que FIDELIDADE é um princípio? Então, quando falamos em fidelidade, a que seu pensamento logo se liga? Então, pode? FIDELIDADE é um princípio e como tal é ABSOLUTO. Não é relativo a nada e como  o ABSOLUTO não pode estar ligado a coisas porque são efêmeras...............ah!, não entendeu?
 
Eu sabia. Mas eu não desisto. Sabemos como começar e endireitar essa educação, mas NINGUÉM QUER SABER. Então, deixa ficar para ver o que ainda vai rolar.
 
Quando não agüentarem mais, talvez batam no tatame e peçam “água”. Nós daremos de beber.
 
Também não entenderam...........eu, só posso SENTIR MUITO.
 
Ah! Como eu gostaria de estar “ganhando dinheiro”!!! o mundo tem tantas coisas para curtir, mas sozinha? Não tem a menor graça.
 
Então, professores, esperneiem por melhores salários e continuem a berrar que isto é valorização da classe.
 
Até ao tatame. Estarei lá com a canequinha de água.
 
Um beijo da
 
Vó Sandra
  
Coordenadora do projeto de utilidade pública


“SANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO BÁSICO DA MENTE”

Objetivo: Ajudar a gerar naturalmente a responsabilidade, conseqüentemente felicidade, ajudando o povo a reencontrar seus valores.
 
 

Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 24/07/2012
Reeditado em 24/07/2012
Código do texto: T3794351
Classificação de conteúdo: seguro