Considerações Finais - Artigo : As influências históricas na construção da teoria das múltiplas inteligências: Desconstruindo um paradigma sobre a inteligência existencialista.

7. Considerações Finais

A educação física em seu papel possui como sabemos a obrigação não só de proporcionar ao aluno experiências corporais significativas, trata-se de uma disciplina, e na minha ótica a única que concede ao aluno experiências não só corporais, mas também de identificação de personalidade, de reconhecimento dentro do espaço social. Atualmente a imagem corporal subjetiva que os alunos tem de si mesmos acusa de modo assustador o resultado da negligência e do descaso que a Educação Física ficou exposta, a desvalorização da disciplina mostra que muito se perdeu em percepção , os alunos não obtém uma visão clara sobre o corpo , sobre suas manifestações subjetivas, tratam o corpo como objeto, desvinculando-o de si, fruto das influências sociais das quais são bombardeados, Descartes quando sugeriu o célebre '' Penso, Logo existo '' tornou o racionalismo a principal conduta a ser seguida pela sociedade da época, as colaborações foram importantes, mas os devidos estragos foram feitos, deixou-se de valorizar o homem como si, refletindo na educação padrões de ensino pautados no resultado e não no processo de qualidade. O existencialismo vem da filosofia, em comunhão com a psicologia, ainda que não sendo uma inteligência fechada em seu conceito, é necessária a criação de estratégias, e práticas que privilegiem o sujeito, que reúnam o corpo e o individuo em um ser só no entendimento. A educação física nesse contexto é a única apta a resgatar o corpo e o homem como um ser de único valor. O corpo é arte, o corpo é a maior forma de expressão, há de se libertar o corpo, pelo próprio corpo, o corpo se é não sendo objeto de si. É somente sendo a si mesmo, por isso reforço que deve-se estudar ainda mais a Inteligência Existencialista, pois a mesma oferece não só a educação física, recursos necessários para a construção do ser, oferece a sociedade uma melhor visão de si, e de que forma ocupa-se um lugar no Mundo.

Charlene Angelim
Enviado por Charlene Angelim em 24/07/2012
Reeditado em 14/08/2012
Código do texto: T3795588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.