EDUCAÇÃO PREVENTIVA EM ANTONIO E MARCOS CAVANIS

1.INTRODUÇÃO

O pensamento revolucionário dos Irmãos Cavanis trouxe muitos benefícios à pedagogia. A Educação Preventiva é um método pedagógico oriunda do adagio popular “é melhor prevenir que remediar”. Essa forma de pensar tornava-se cada vez mais pertinentes aos educadores Cavanis que todos os dias assistiam o desfile de jovens pobres desfilando pelos canais de Veneza em busca de “prazer sexual” e confusão (CAMPOS, 2004, p. 40)

Com inúmeras atividades pedagógicas, “criado por eles nas madrugadas” (BIÁSIO, 1984, p. 12), os irmãos educadores elaboraram uma maneira peculiar e inovadora de tirar os meninos pobres das ruas dando-lhes perspectivas e possibilidades de formação. Formação essa que previa torná-los cidadãos conscientes, comprometidos e sabedor de seus direitos e deveres bem como, responsável pelo bem estar de seu meio social.

A Educação Preventiva tem como objetivo criar um nicho que propicie ao educando consciência teórica das “maldades humanas” (GOFFI, 2006, 17), sem necessariamente experimentá-las, fornecendo ferramentas para que forme sua consciência, personalidade e caráter a partir da fundamentação ética dos valores, sem jamais aliená-los, mas formá-los para serem criadores de soluções inovadoras.

2.PEDAGOGIA CAVANIS

A pedagogia Cavanis compreende a maneira de como os irmãos Cavanis estabeleceram uma relação educativa formativa de seus educandos, com o desejo de suprir a carência de afeto e educação que vive as crianças e jovens do século XVII na cidade de Veneza e suprimir os ranços da mobilidade social excludente e estabelecer uma nova relação de igualdade, baseados nos pilares da Revolução Francesa. Dentro do período iluminista fortemente marcado pelo domínio da razão a modelo educacional Cavanis contribui e muito com o conhecimento em que fundamenta sua pedagogia e tem como centralidade o homem na sua integralidade, com suas potencialidades, virtudes e suas dificuldades, “maldade humana”.

O paradigma educativo apresentado pela intuição pedagógica dos irmãos Cavanis tem centralidade na vigilância, que é o cuidado, zelo, atenção no sentido paternal para com o educando que viabiliza a formação da inteligência e do coração, ou seja, é importante formar o homem na sua integralidade como afirmava veemente Marcos Cavanis “é insuficiente formar a inteligência se não formar o coração”. O horto é o pátio onde se convidado a vivenciar os recreios sadios, onde o “educando educador” deve estar vigilante para perceber a rebeldia, a malcriação da criança e do adolescente, sejam ricos ou pobres, negros ou brancos, para pensar numa solução fazendo-a pensar e refletir sobre seu ato e pedir desculpas e prometer mudanças a partir da máxima latina “mens sana in corpore sano” e praticas de exercícios espirituais para formação do espírito.

Pedagogia é uma palavra grega paidós (criança) e agogé (condução), paidas aghein, que significa conduzir os adolescentes. Conduzir para onde? Conduzir a todo desenvolvimento do homem incipiente que e o adolescente, que ainda não conhece esse mundo; do adolescente que abre seus olhos transtornados para o universo; do jovem que se apresenta como esperança primaveril de cada bem mais amável; do adolescente que começa a lutar; do jovem já crescido está pra entrar na vida. (CAMPOS, 2004, p. 43)

Compreende-se pedagogia como teoria da educação e teoria no campo filosófico é entendida como atividade da contemplação. O termo educação vem do latim [educare, educere], que tem a origem em [dux] que significa chefe, general. Educar significa conduzir alguém á um determinado objetivo, como o general conduz seus soldados na guerra em busca da vitória, processo este conduzido de fora. O termo educação em seu sentido morfológico significa tirar ara fora, trazer à luz, parir, lembrando assim a imagem socrática [maiêutica].

Para os irmãos Cavanis falar em educação e agir como “educando educador” é muito mais que discorrer sobre praticas filosóficos pedagógica numa mediocride conceitual, numa epistemologia destituída do humano e agir sem levar em consideração o educando e sua realidade de aprendizagem. A educação é então, mais que possibilidades, é um caminho tangível para definir e determinar um mundo melhor e deixar postergadas as próximas gerações.

Educar. Tirar para fora. Cavoucar. Chamar o outro. Cavoucar das potencialidades do homem tudo aquilo que pode dar de bom. Cortar tudo o que é defeituoso. Cortar tudo aquilo que é prejudicial, restará o homem perfeito; por quanto se possa falar nessa pobre vida humana daqui, domínio da fragilidade e de tantas misérias. (CAMPOS, 2004, p. 44)

A pedagogia Cavanis interliga o sujeito com sua família, procurando preparar os pais para que a formação seja completa na escola e tenha respaldo e continuidade em casa. Nos fim de semana e feriados os Cavanis preparam teatros, versos e poesias que as crianças, a adolescentes e jovens ensaiavam e apresentavam aos familiares. Eram sempre conteúdos temáticos de caráter formativo e cultural mais de maneira leve que interagia com os familiares numa formação que inspirava confiança e amizade. Pois os filhos se sentindo acolhidos e amados pelos pais, recebendo uma sólida formação tinha grandes chances, de no mundo marcado pelas guerras e atrocidades, alçar vôos altos em direção a realização pessoal e profissional. A escola dos Cavanis é referencia em educação, pois prepara para a vida.

3.EDUCAÇÃO PREVENTIVA

Art. 18. É dever de todos velarem pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. (Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.)

Educação costuma ser o processo que visa promover o desenvolvimento do individuo através do expansão gradual de todas as suas potencialidades. A educação passa pelo aspecto físico, intelectual, moral, social, profissional e religioso, não numa elaboração teórica conjectural e uníssona, mas uma formação sólida que leva em conta a perspectiva global do sujeito no tempo e o espaço em que ele “está plantando” e construindo, absorvendo e significando. Esse é um fenômeno observado em qualquer sociedade ou grupos constitutivos responsáveis pela manutenção e perpetuação da espécie a partir da transposição dos limites.

As gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade (CHALITA, 2004, p.82).

A educação cumpre o papel de descoberta, com o objetivo de preparar o sujeito pra dar continuar a espécie, transmissão das técnicas aprendidas e prevenir para não se cometa os mesmos erros cometidos de outrora e que a punição, remédio seje substituído pela prevenção, que é o ato de dispor com antecipação ou sorte que evite dano ou mal, avistar com antecedência (AURÈLIO, 1999, p. 1636) para evitar ao máximo o erro e a ilusão, procurando e trabalhando sempre pela eficácia e eficiência preventiva.

Os filósofos Cavanis não estavam atrelados a unilateralidade teoria ou prática, pensavam elaboram e os conceitos e aplicavam a realidade gritante de sua época. Pegaram o arcabouço teórico da sólida formação intelectual que receberam com juntamente com a fortuna que possuíam e investiram na educação, no que acreditavam distribuindo com amor, acolhida, proteção e promoção da vida. Quando acabou o dinheiro foram às decorações e as jóias da mãe que muito se alegrava com o trabalho dos filhos condes. Educação para os Cavanis é isso, a arte mais bela e mais nobre a ser exercida, porque é arte de moldar a pessoa humana, lapidar essa “pedra preciosa” é missão dos pais e educadores, para que amanhã esse diamante possa brilhar, transmitindo com afã, sem displicência, aos outros a possibilidade de ser autônomos e livres para realizar seus sonhos e ser feliz, sem deixar-se alienar, mas com capacidade critica determinar e escrever sua história (AQUINO, 2008, p.16).

4.EDUCAÇÃO PREVENTIVA E DISCIPLINA

Educação preventiva é preparar o sujeito para viver com qualidade e isso implica elogiar que é encorajar a realçar as características positivas, a melhorar e continuar adiante. O elogio derrete a raiva como gelo ao sol do meio dia é incentivar o individuo para ir adiante. Ser educador é ser promotor da vida e suas possibilidades (CURY, 2003, p. 143).

Por que haveria de brigar com as horas,

que disciplinadas dedicam-se ao tempo?

Sou eu a derradeira que se demora

alhures com meus pensamentos...

[...]

Somos obreiros, desta terra, luz bendita

nas semelhanças, o realçar em mutação

somos a vida, da própria vida, a existência

a inteligência, o libertar-se, renovação...(Livinha)

Falar em disciplina é lembrar-se dos ranços de autoritarismo e de falta de diálogo, que era muito comum nas gerações anteriores. Mas para os pedagogos Cavanis disciplina significa qualidade de vida individual e social, que é um conjunto de regras ético utilizados para atingir um objetivo ou um resultado com menos recursos e em menos tempo. Agiam de maneira a ser exemplo, impunha-se como autoridade de tal forma que sua presença bastava para acabarem com a balbúrdia comum as crianças (GOFFI, 2006, p. 9), característica peculiar que trouxe prestígio, respeito e credibilidade ao trabalho dos irmãos pedagogos preventivos.

Por natureza as crianças aprendem por observação e vão absorvendo aquilo que os pais e educadores dizem, mas, sobretudo aprendem o que vêem fazendo. Para tanto o educador precisa coerente com o falar e agir afim de que a educação alcance o seu objetivo como se deseja a máxima “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” realmente não funciona, bem como pouco educam os educadores que somente ensinam e não exigem que os educandos realizem o que apreenderam, favorecendo assim a educação preventiva do sujeito (TIBA, 2006, p. 202).

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação preventiva é a arte da transformação, que aborda o sujeito educando-o e incitando a ser agente de mudança, evitando cometer os mesmos erros de outrora, mas eliminando ao máximo as ilusões e fantasias dissonantes.

Prevenir é criar condições para que não aconteça o esperado, é elaborar uma maneira sempre nova e eficaz que viabilize o desenvolvimento sem necessariamente incorrer nas falhas do passado, mas num movimento gradual “que se dá na realidade do ser educando e do ser educando educador” onde sempre está em processo de aprendizagem, mesmo quando se ensina e o que é melhor, sem alienação.

A educação preventiva cumpre o papel de preparar o individuo para enfrentar as alegrias e dissabores da vida. É uma formação que perpassa pela inteireza estrutural do sujeito e proporciona opção de possibilidade na construção de um mundo melhor e significação da circunscrição espacial e social de onde está inserido. Educar é formar o sujeito para soluções.

REFERÊNCIAS

AQUINO, Felipe. Educar pela conquista e peça fé. Lorena: Cléofas. 7ª Ed. 2008.

AURÈLIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Aurélio. O Dicionário da Lingua Portuguesa. 2º Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1999.

BIÀSIO, João de. Tudo para os jovens. São Paulo. Salesiana. Col. Heróis. 375. 1984.

CAMPOS, Márcio da Silva. A pedagogia Cavanis e a formação integral do homem. Ponta Grossa. 2004.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo. Editora Gente. 16º Ed. 2004.

CHALITA, Gabriel. Pedagogia da Amizade. São Paulo. Editora Gente. 2ª Ed. 2008.

CURY, Augusto. Pais brilhantes e professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante. 14ª Ed. 2003

FERRERA, Ricardo Alvarez. Antonio e Marcos Cavanis. Fundadores das Escolas de Caridade. Pomezia: Éditions Du Signe. 2002.

GOFFI, Tullo. Antonio e Marcos Cavanis. Trad. Manoel Rosa. Roma. Curia Geral. 2006

TIBA, Içami. Disciplina: Limite na medida certa. São Paulo: Integrare.73ª Ed. 2006

Edvaldo Lourenço
Enviado por Edvaldo Lourenço em 18/09/2012
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