O Renascimento e a Reforma Religiosa na Modernidade

A educação no período inicial da Era Moderna surgiu a partir dos séculos XVI e XVII, e tinha um propósito de ensinar de forma mais rápida e segura. A educação da Idade Moderna é diferente da Medieval, já que eles substituíram o latim da igreja e introduziram o grego na educação das crianças.

O conteúdo da nova educação, que consiste nas línguas e nas literaturas clássicas dos gregos e romanos, passa a ser designado, pelo termo humanidades.

Neste período, com a modernidade, ocorreu a redescoberta do conhecimento fora da igreja católica, e a imprensa foi relevante para o processo educacional e sua veiculação.

Educar torna-se questão de moda e uma exigência, segundo a nova concepção de homem. O surgimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, é correlato ao nascer de uma nova imagem da infância e da família. A meta da escola agora, não é só transmissão de conhecimentos, mas a formação moral.

A sociedade moderna, embora rejeite a autoridade dogmática, ainda mantém-se fortemente hierarquizada, e exclui a grande massa popular do acesso à educação, com exceção dos reformadores protestantes, que agem por interesses religiosos. Na educação moderna, a criança se desprende dos dogmas da igreja. A criança é valorizada pela sua espontaneidade.

Um representante da educação na Era Moderna que merece destaque é Comênio, autor da obra: Didática Magna, onde ele diz que não apenas os filhos dos ricos deveriam ser enviados a escola, mas todas as crianças, independente de sua classe social.

Outro representante do Renascimento que se ocupou com os problemas da educação foi Montaigne. Para Montaigne, a educação de seu tempo era livresca, cheia de pedantismo, desligada da vida e propensa a punir as crianças com castigos corporais.

Neste período vários pensadores se ocuparam da educação, os quais colaboraram para a formação do novo ideal do homem, seguido até hoje.

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Carla Cristina; SILVA, Huagner Cardoso da; BARBOSA, Maria Cristina Freire; MOURÃO, Maria das Graças Mota e SILVA, Maria Nadurce. História da Educação: Guia de estudos- UAB/Unimontes, s/d.

http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/historia-da-educacao-310/artigo/ acesso em 20/06/2012.

http://historiaefilosofiadaeducacao.blogspot.com.br/2008/07/educao-na-idade-mdia.html acesso em 20/06/2012

http://livrepensar.wordpress.com/2008/07/07/a-educacao-no-renascimento/ acesso em 20/06/2012.

http://www.sosestudante.com/diversos/a-influencia-burguesa-na-educacao-moderna.html acesso em 20/06/2012.

http://verdadesdahistoria.blogspot.com.br/2011/05/fichamento-do-livro-civilizacao-do.html acesso em 20/06/2012.

http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz1yHCKdJRq acesso em 20/06/2012.