O inteligente cresce. O motivado vence.

Autor: Profº Renato Augusto / Artigos Motivacionais

A pessoa com espírito inteligente, ela cresce trabalhando para reduzir custos, otimizando recursos e racionalizando processos. Mas, a pessoa com espírito motivado ela vence com perseverança, persistência e determinação.

Em toda empresa ou instituição existe o inteligente e o motivado. E o exemplo mais usado pelos líderes é habilidade do gato ou atitude do cão. E ai, qual desses perfis você destacaria mais importante? É o que vamos falar. Existe uma grande questão que organizações tentam resolver em relação aos recursos humanos: que tipo de profissional é mais útil? Aquele inteligente com habilidade técnica, mas com uma atitude passiva, acomodada e sujeita as oscilações de humor, ou aquele que está sempre pronto ao trabalho complicado, que tem motivação e iniciativa, que não reclama das adversidades, mas que tem pouca competência técnica?

Nem sempre a empresa consegue conciliar essas qualidades em um único profissional. O profissional inteligente é bastante eficaz, tem grande capacidade de focar objetivos. Só que acomoda muito fácil. Sem atitude e sem disposição para trabalhos extras ele se deixa entregar ao descanso, conforto, acomodação. O inteligente não se envolve com pessoas e sim com lugares. Ele prefere curtir a sua área de conforto, bem agradável. Ele não gosta do cliente, e sim do dinheiro dele. Ele não defende a empresa, fala mal dos amigos, do dono e de todos. Ele não é entusiasmado.

Já o profissional motivado é diferente em tudo. É completamente ao inverso do inteligente. Talvez não tenha tanta habilidade e nem tão inteligente, mas tem sempre uma atitude pró-ativa, de motivação e entusiasmo em tudo o que faz. Está sempre disposto a realizar qualquer tarefa, trabalha a qualquer hora do dia ou da noite, na chuva ou sol, no frio ou no calor. O motivado recebe qualquer pessoa com o mesmo entusiasmo todos os dias, independente do humor, da qualificação pessoal, da diferença financeira.

Mesmo quando recebe crítica ele aceita e tenta mudar sua atitude sem reclamar. Diferente do inteligente que guarda mágoa, rancor. O motivado é diferente em tudo do inteligente. O motivado tem um dom que o inteligente não tem. De perdoar as pessoas por mais que tenha sido maltratado. Ele é capaz de dar sua vida para defender as pessoas ao seu redor. Ele se arrisca para o bem de todos

Portanto, apesar das habilidades técnicas e a inteligência de um profissional serem importantes para as organizações, sem dúvida uma atitude motivadora e pró-ativa é fundamental para qualquer organização. São as pessoas com iniciativa, motivadas e com grande energia pessoal que conseguem realizar as tarefas essenciais no dia a dia.

Fiquem todos com DEUS!!!

Renato Augusto

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 14/03/2013
Código do texto: T4188515
Classificação de conteúdo: seguro