Boas Maneiras: Atrasos

Os argumentos mais furados de quem não conseguiu cumprir com seu horário no serviço

Não remedie seus problemas de pontualidade no trabalho com justificativas falsas.

Segunda-feira e você sabe que terá que levantar cedo, enfrentar trânsito e diversos problemas até começar seu trabalho. Se você não consegue chegar no horário marcado do expediente, você inventa alguma desculpa com seu chefe?

1 - “Eu me atrasei por causa do ônibus”

Essa é a desculpa típica de moradores de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido aos problemas com transportes públicos e com o engarrafamentos de automóveis.

O argumento não é válido se o profissional pode se planejar antes de ir ao trabalho.

2 - “Não consegui dormir direito”

O stress da cidade e os remédios para dormir podem realmente desregular o cotidiano do empregado. No entanto, se a pessoa não possui organização, a falta de horas de sono pode ser um argumento vazio para seu próprio desleixo. Sugiro que a pessoa vá imediatamente ao médico, para evitar problemas de atraso.

3 - “Eu sabia que ia me atrasar e comprei café para vocês!”

“Quem recebe o café, até aceita com sorriso, mas entende que café não remedia atraso”. Tentar solucionar problemas de horário dessa forma pode ser interpretado como um comportamento de empregado puxa-saco. E pior: um pouco malandro.

4 - “Não estou atrasado, só demorei uns minutinhos”

Para reuniões de trabalho e eventos nesse nível, há sim uma tolerância de 15 minutos depois do horário marcado. Qualquer atraso deve ser comunicado ao superior antes do evento.

5 - “Meu cachorro morreu”

Inventar desgraças familiares ou com um bicho de estimação é outro recurso comum das pessoas atrasadas. “Gente que mata o cachorro ou sogra para o chefe tem que repensar a carreira profissional dela”.

6 - “Eu tenho filhos”

A vinda de uma criança para a família deve ser recebida tanto pelo homem quanto pela mulher, o que tira a validade do argumento de muitas mães quando estão atrasadas para o trabalho.

Ou você chega no horário, ou não chegue.