A incrível arte de atender bem

Autor: Profº Renato Augusto / Artigos Motivacionais

“O cliente tem o poder de demitir qualquer pessoa em qualquer empresa, da mais baixa função a mais alta figura de poder, simplesmente gastando seu dinheiro em outra empresa”

Os consumidores são fiéis, mas também podem ser cruéis sem pensar duas vezes. Ao longo da minha carreira de consultor, passando por várias empresas e segmentos organizacionais, desenvolvendo múltiplos trabalhos interdisciplinares, resolvendo diversos problemas, realizando estudos e pesquisas, percebi que a queda da qualidade no atendimento tem sido um dos principais fatores que contribuíam para a perda dos clientes, interrompendo suas relações comerciais com uma empresa.

Pesquisas revelam que 82% dos consumidores interromperam suas relações comerciais com uma empresa em função da qualidade do serviço recebido e 60% acreditam que as companhias não focam de maneira suficiente para fornecer aos clientes um bom atendimento. Ultimamente, estive em diversos estabelecimentos em que os funcionários estavam conversando alto e fazendo brincadeiras entre si, na frente dos clientes. Em uma loja de roupas, enquanto eu provava algumas peças, três vendedoras conversavam muito animadamente entre si. Falavam alto – e mal – sobre outro cliente. Já em um café, enquanto eu esperava meu pedido, os atendentes faziam brincadeiras e praticamente gritavam uns com os outros para comunicar alguma coisa. Tem Atendente que SE IRRITA com a chegada do cliente.

Tem Atendente que deixa o cliente ESPERANDO o tempo todo;

Tem Atendente que NÃO GOSTA do cliente. E sim, do dinheiro dele;

Tem Atendente que FALA MAL de algum cliente com outro cliente;

Tem Atendente que SUFOCA o cliente na abordagem;

Tem Atendente que NÃO SABE atender nenhum cliente;

E tem Atendente e Atendente.

Mais difícil do que conquistar um cliente é mantê-lo satisfeito. O atendente tem 4 segundos para manter o cliente no interior da empresa ou simplesmente manda ele embora em um segundo. Como você está representando a empresa no momento em que atende o cliente, é imprescindível manter o controle emocional, mesmo que o mundo esteja caindo na cabeça. O bom atendimento garante a satisfação do cliente, fazendo com que ele não só tenha vontade de procurar seu serviço novamente, mas também o divulgue para outras pessoas. Lembre-se de que um cliente mal atendido é uma bomba preste a explodir a qualquer momento.

Fiquem todos com DEUS!!!

Renato Augusto

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 01/04/2013
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