Trabalhando a informática para alunos com transtornos mentais, a importância desse trabalho para o desenvolvimento de alunos com autismo.

A defesa do trabalho é a inclusão, todos os esforços são necessários para se incluir o individuo com necessidades especiais na sociedade, todos nós temos direito pela constituição de termos uma vida feliz, sadia e com qualidade, esse direito vale para todas as pessoas independente do seu estado clinico Físico ou mental. A autora Monica Lourenço (2004) mostra como é bem vinda o uso das ferramentas tecnológica na aproximação e inclusão de portadores de transtornos mentais na sociedade e como essa tecnologia pode ser aliada e facilitar a vida dessas pessoas.

A autora com seu texto de dez anos atrás aponta para o fato que estava emergindo sendo a popularização da internet e o aumento da tecnologia em todos os setores e como esse fator poderia ser útil para os portadores de necessidades especiais.

A função da informática educacional é unir a informação e tudo que há de mais moderno no mundo com a praticidade da nossa vida, ou seja, a informática vem a facilitar e inserir as pessoas com transtornos mentais na sociedade. A informática o ajudará a enfrentar as dificuldades do dia a dia além de compreender as informações melhores, utilizando exemplos concretos e ajuda do áudio visual para a facilitação da aprendizagem.

O computador e suas ferramentas devem ser atrativos para o aluno, o professor se faz presente como mediador desse conhecimento e agente facilitador da aprendizagem, tendo ele o bom senso de aproveitar os momentos mais oportunos e adaptar atividades que facilitem o entendimento do aluno e ajude a expandir o seu universo critico.

O Professor tem que compreender que a missão com cada aluno é diferente, são necessidades especiais, gostos diferentes, deve-se enxergar o ser humano e dar ele condições de vivenciar os seus sonhos e ajuda-lo a desenvolver habilidades sociais e cognitivas.

Como Professor de informática para alunos que tem transtornos mentais, em especial para alunos autistas, apoio o uso das ferramentas tecnológicas, a informática vem ajudando os alunos a desenvolverem suas potencialidades e explorarem novas sensações, o apoio da imagem e a possibilidade de interagir com a ferramenta permite que o aluno tenha momentos de aprendizado e lazer, que executado com direcionamento pelo professor irá ampliar o repertório cognitivo, aperfeiçoar habilidades motoras e ajudar no desenvolvimento de sua alfabetização.

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Bibliografia

Lourenço, Monica O USO DO COMPUTADOR COM PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=578 Retirado em 14/08/2013.