REFERENCIAS PARA UMA PROPOSTA      PEDAGÓGICA.
 
  Pensar uma proposta pedagógica significa pensar “ um conjunto de princípios  filosóficos, éticos e educacionais que  devem nortear a prática social e educacional  de educandos e educadores”
 Quando falamos  em princípios, nos referimos aos ideais maiores, fundamentados em valores nos quais acreditamos e pelos quais lutamos. A nossa trajetória como educadores, não nos permite, diante de tantas injustiças que são cometidas com as classes menos favorecidas, o afastamento de uma proposta pedagógica que postule, segundo Demerval Saviani, a igualdade essencial entre os homens, mediante:
*A luta pela cidadania plena e por uma sociedade igualitária:
*O engajamento das forças emergentes da sociedade para  que estas se apropriem  do conhecimento como um dos instrumentos para a superação  das desigualdades sociais:
*A retomada da luta  contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino destinado às classes populares;
*A relação dialética  da educação com a sociedade, o que pressupõe compreender que a educação e o ensino não são  aotônomos em relação à sociedade.Sabem-se  condicionados historicamente mas reconhecem que também influenciam a história, as vezes mudando seu curso, portanto são produtos e produtores de múltiplas determinações sociais.
 Outros autores como Antonio Carlos Gomes da Costa, Celestin Freinet, Anton Makarenko, Paulo Freire nos dão subsídios para fundamentar uma proposta pedagógica.  Nos propõem pensar o Mundo como matéria do que-fazer cotidiano, como problema e desafio permanente à realidade,à reflexão; o Homem, como agente de transformação, fonte de iniciativa, liberdade e compromisso com as forças que movem a história da  sua sociedade; o Trabalho como  a relação entre  o individuo, a natureza física e a sociedade em que ele vive, como  uma ação educativa, onde o produto mais importante  é o trabalhador consciente  de seu papel  de agente de sua historia, da historia de sua classe social e  povo nação ao qual pertence; a Consciência Humana,  como resultado da construção, na mente do homem, de uma representação de si mesmo  e do mundo, do qual é parte integrante.Representar-se  é desvelar o sentido de sua presença  no mundo e entre os outros homens; a Educação como processo pelo qual o homem, situado no mundo e com o mundo, concretamente, torna-se sujeito  de seu próprio destino não se deixando manipular pelas circunstancias que o cercam; a Liberdade como produto da ação educativa que permite ao homem participar do ato criador das normas e práticas  que regulam a convivência de uns com outros. Sem liberdade não há ato educativo;  a Política, como processo educativo que objetiva formar o homem comprometido  com o destino de sua classe social e do seu povo nação;  a História, como o tempo  do homem, do fazer humano, consciente das múltiplas determinações  e implicações sobre a totalidade solidária e concreta do social.
Uma proposta pedagógica com tal enfoque requer a opção por uma pedagogia critica e libertadora, que se faça presente em todos os momentos da ação educativa,como  processo de construção teórico-prático que busque compreender e fortalecer  as relações Homem-mundo-Conhecimento.
 
Nota: Este texto   reflete basicamente o pensamento do grande educador mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa, autor de vários livros, entre os quais a Pedagogia da Presença.