PROPOSTA PEDAGÓGICA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.

Platão

Isso não é brincadeira, pois, a proposta pedagógica de um sistema escolar e ou apenas de uma escola é a fonte maior de inspiração de toda a vida escolar, uma vez que é nela que se baseiam todos os planos de unidade e de aula, as metodologias, os instrumentos de avaliação, os procedimentos a serem exigidos e as atitudes e valores dos quais deve estar embebido e ou convencido o currículo culto e ou oculto. Devemos sempre nos lembrar de que cada um dos integrantes da comunidade educativa: gestor, orientador, supervisor, professor, psicopedagogo, psicólogo, alunos, pais, etc., é necessariamente um ator do processo de ensino aprendizagem. De modo que a aquisição de conhecimentos acadêmicos, a internalização de valores: morais, éticos, filosóficos, sociológicos, humanos, psicológicos, políticos, etc, a formação de atitudes e de comportamentos coerentes com os valores do Estado, da Família, da Igreja e da Escola, constituem sempre um complexo e ou posso de ideais a ser influenciado e ou buscado por cada um e em particular, por todos, enquanto conjunto sistêmico de agentes educativos. Vale ressaltar de que Gramsci ao escrever ao seu filho Juliano, queixava-se de que “O sistema escolar que segui era muito atrasado” (GRAMSCI, 1948. in MANACORDA, 1977, p. 17)¹, isso dentro de uma realidade por ele vivenciada, ex-vi a proposta pedagógica, escola sem qualidade por ele freqüentada quando criança e adolescente e demais crianças pobres e campesinas no seu tempo. É Aí nesse tipo de escola que a criança e o adolescente perde o seu tempo e não tem o direito de sonhar, porque a escola não tem proposta de educação de qualidade e muito menos as novas tecnologias em sala de aula.

Uma escola pública e ou privada deve construir sua proposta pedagógica tendo inicialmente a responsabilidade de apresentar a sua história contada por seus atores: gestores, professores, alunos, comunidade, etc, justificando que a vida ensina e nós educamos, sem nos esquecer de que a referida proposta deve apontar claramente os seus fins e princípios norteadores da prática educativa, deixando claro os seus princípios éticos, políticos e filosóficos, sem no entanto, abandonar os princípios epistemológicos, bem como os princípios didático-pedagógicos. É uma introdução daquilo que se quer fazer na escola, são ideias concatenadas, claras e possíveis de serem sonhadas e concretizadas entre a teoria e a prática educacional no seu dia a dia. É parir um planejamento geral daquilo que se pretende fazer, evitando assim, o improviso em sala de aula e prejudicar dezena, centenas e milhares de alunos em todos os níveis, em qualquer tipo de sistema educacional. A missão e os objetivos institucionais é parte obrigatória da proposta pedagógica da escola e do sistema, seja ele federal, estadual, municipal e ou da escola privada. A missão deve ser clara e possível em termos de visão cientifica educacional. Os objetivos institucionais da escola devem ser claros, tanto em termos gerais, quanto em termos específicos. Também não é por acaso que deveremos enfocar item por item todos os elementos referentes à composição da organização pedagógica da educação e do ensino que é oferecido na escola e ou sistema educacional. O regime de trabalho (CLT, estatutário, contrato emergencial, pró tempore, etc) é outro item obrigatório que deve citar item por item de todos os envolvidos, para que ninguém venha invadir responsabilidades de terceiros e gerar confusão e ou desunião dos indivíduos componentes do grupo de trabalho. A divisão dos alunos nas turmas com todas as suas particularidades, de modo que gestores e professores tenham a certeza de ter a família de seus alunos na escola, sempre que possível. O regime de matricula com ou sem dependência da série anterior. A organização curricular e respectiva matriz e ou desenho, envolvendo suas competências e habilidades, onde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e EJA –Educação de Jovens e Adultos, nas modalidades presencial e ou a distância, etc, estejam contemplados na proposta pedagógica e que seja possível o seu conhecimento através de uma simples leitura por parte de professores, pais, alunos e a comunidade em geral. De modo que os processos de avaliação da aprendizagem e de sua execução não seja uma caixa de surpresa e ou uma maneira de punir os discentes na construção de seus saberes. As estratégias e garantias de implantação, citando claramente os recursos físicos, didáticos, metodológicos, pessoal docente e de apoio, estejam lá contemplados como manda a legislação, caso contrário não se trata de uma proposta pedagógico, data vênia, mas de ajuntamento de palavras sem sentido prático daquilo que se entende de planificação institucional e pedagógica com todos os seus planos de cursos, de ensino e de unidades. É o mesmo que nadar e morrer na praia, de tão insignificante construir uma proposta pedagógica com matéria prima imprestável e ou fora de uso. Os recursos físicos, didáticos e humanos, por exemplo, devem ser citados um a um, com o compromisso de sua utilização quando preciso for. Assim, o Estado deve elaborar e divulgar sua ideologia de modo que venha "assegurar à classe uma certa homogeneidade e uma consciência de seu lugar na sociedade", segundo Macciocchi (MACCIOCCHI, 1980, p. 198).²

Assim como na realidade tudo a vida nos ensina, então de uma gestão administrativa e pedagógica, clara e passível de ser compreensível em cada momento do uso da proposta pedagógica sem qualquer tipo de improviso, sem se saber o destino que se quer chegar. Tudo deve ficar previamente determinado e esclarecido, com suas considerações finais e as referencias que serviram para fundamentar a construção da proposta pedagógica com arrimo a própria determinação legal emanada da Lei nº 9.394/96. A construção da Proposta Pedagógica é um ato de responsabilidade real do tipo de escola que se quer para si e para o povo. Pense nisso e responda: quem somos? Onde queremos chegar? Como atingir os objetivos? O que fazer? Cego deve jogar bozó se o banqueiro for amigo, educação sem proposta pedagógica definida é perda de tempo manter crianças e adolescentes enjaulados dentro de uma sala de aula: quente e sem ventilação.

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¹ MANACORDA. El princípio educativo em Gramsci. Trad. Luis Legaz, Salamanca, Sigueme, 1977.

² MACCIOCCHI, Maria Antonieta. A favor de Gramsci. Trad. Angelina Peralva. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/12/2013
Código do texto: T4616125
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