AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS EDUCACIONAIS CUMULATIVAS

A inteligência não consiste em ler livros para decorar suas informações em um efeito papagaio, pois qualquer um faz isso, a inteligência está em depois de tê-los lidos elaborar, através dos processos de dedução e indução, novas e fantásticas ideias.

Nesse momento acende-se a lâmpada ao lado de nossas cabeças que sinaliza definitivamente uma concepção ( no sentido de dá a luz a uma vida) de uma nova idéia, mas isso não significa que a inteligência seja algo desenvolvido, a inteligência é algo inato ao indivíduo, que segundo alguns psicologos e cientistas, ou nós nascemos com essa habilidade ou não nascemos.

Entretanto,podemos evidenciar que, ser inteligente não está atrelado ao "intelectual estudioso" que teve acesso a uma boa escolaridade; a inteligência é mais do que isso, são aspectos sutis e subjetivos de determinadas pessoas, sejam elas analfabetas ou não, pois dentro das chamadas "múltiplas habilidades" ela é manifesta ao ser inteligente e é manifesta pela luz dos esforços mentais, por isso existem muitos analfabetos grandes empresários e muitos formados em faculdades grandes desempregados.

Nossa atual pedagogia educacional, vinculada a concorrência capitalista, tende a produzir pessoas destinadas ao mercado, o que nesse processo, despreza-se a intelectualidade e o gosto pelo estudo livre das pressões sociais economistas.

Mas, uma coisa é certa, independente desta corrida capitalista ou da intelectualidade de mercado das pedagogias, a inteligência só vem a superfície das ideias pelo acumulo cultural dos vários conhecimentos, sejam eles vivenciais ou educacionais em frenesi com suas predisposições dedutivas nas habilidades.

Com isso, faz-se necessário estudar os conhecimentos científicos ou/e culturais humanos complexo, para que haja a manifestação da inteligência.

Sociedades antigas e tribos dos mais variados lugares e vilarejos do mundo tem seus mecanismos de ensino e aprendizado, que resultam em habilidades diversas e manifestas através dos conhecimentos culturais tribais. Um dos exemplos mais impressionantes de habilidades e de inteligências foram observados ainda pelos europeus ao chegarem no novo mundo; tendo o conhecimento da terra e para rastrear os seus adversários, os índios analisavam as pegadas dos seus inimigos e logo davam seu diagnóstico, detalhando que um deles estava ferido, e um outro o carregava nas costas (...).

E quando perguntado como eles sabiam dos detalhes, logo enfatizavam que quando alguém carrega um grande peso em suas costas, seus dedos dos pés se recolhe e ficam pressionados, o que deixam, pegadas de igual modo, e quando um dos rastros é mais profundo do que o outro, é um bom sinal que aquela pessoa está ferido e assim deixa maior peso para uma só perna. Ora tal relato é a evidencia perfeita da manifestação da inteligência nos mais variados povos através da sua cultura.

Através deste esclarecimento histórico, aprendemos que não podemos classificar ninguém como burro, nem os mais simples dos homens ( etnocentricamente falando), pois existem pessoas desmotivadas que ainda não encontraram seu interesse interior, suas habilidades dedutivas.

Para nós professores, o desafio é guiar nossos alunos a encontrar tais habilidades, culturais e intelectuais, dando-lhes os mecanismos dedutivos e interrogativos para poderem busca-las em legitimas autonomias.

Esse é o princípio da sabedoria, a humildade de reconhecer que mesmo sem saber nada temos as múltiplas inteligência a nosso favor para buscar uma habilidade de interesse.

Lililson
Enviado por Lililson em 06/02/2014
Reeditado em 23/06/2018
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