Theobaldo Miranda Santo: de professor, profissional liberal a educador consagrado

Theobaldo Miranda Santos nasceu na cidade de Campos, no Estado do Rio, a 22 de junho de 1904. Fez o curso primário e secundário nessa cidade, diplomando-se no Liceu de Humanidades e Escola Normal Oficial. Com o objetivo de dedicar-se ao ensino e à educação e no desejo de adquirir uma base cultural mais sólida, diplomou-se em Farmácia e Odontologia em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Iniciou a carreira de professor nesse Estado, ensinando nas escolas normais oficiais.

Transferiu-se, mais tarde, para Campos, no Estado do Rio, onde se tornou Diretor e Catedrático de Física, Química e História Natural, do Liceu de Humanidades e Escola Normal. Nessa mesma cidade exercem também as funções de Superindentente Municipal de Educação e Cultura e professor da Faculdade de Farmácia e Odontologia e da Escola Superior da Agricultura.

Em 1938, foi transferido para o Instituto de Educação de Niterói, sendo depois nomeado professor da antiga Universidade do Distrito Federal. Nesta Universidade chegou a ocupar a cátedra de Prática de Ensino e a Chefia da 12ª Seção Didática. Em 1941, foi nomeado Diretor do Departamento de Educação Técnico-Profissional e, em 1942, Diretor do Departamento de Educação Primária da Prefeitura do então Distrito Federal. Nessa época, já era catedrático de Filosofia e História da Educação da Pontíficia Universidade Católica e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Úrsula.

Em 1944, candidatou-se ao concurso de cátedra de Filosofia da Educação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, sendo classificado em primeiro lugar. Nomeado para essa cátedra, exerceu, em seguida, por duas vezes, as funções, em caráter interino, de Secretário Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do antigo Distrito Federal. Ocupou também, por duas vezes, o cargo de Diretor do Departamento de Difusão Cultural da referida Prefeitura.

Exerceu ainda as funções de professor de Pedagogia da Escola do Serviço Social e de Física do Colégio Sion do Rio de Janeiro. Em 1958, aposentou-se no magistério passando a dedicar-se, exclusivamente, á elaboração de livros didático[s], atividade a que se dedicava desde 1942.

Theobaldo Miranda Santos é o professor que mais livros publicou na América Latina. São de sua autoria cerca de 130 obras sobre Literatura, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Economia e História e destinadas aos cursos primário, secundário, normal e superior.

Theobaldo Miranda Santos é casado com a Professora Dona Carmen Menezes Santos e possui cinco filhos e nove netos. Reside à rua Aires Saldanha, 98, apartamento nº 201, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

THEOBALDO MIRANDA SANTOS

[Theobaldo Miranda Santos, história da educação, filosofia da educação, biografia, educador]