Disciplinas Escolares e as suas Influências na Sociedade

Só acho... de repente fiquei pensando: para quê termos aula de Física na escola, se temos q desprezar a velocidade do vento... tem coisas que não vale a pena a gente saber... em que isso vai ser útil para o ser humano comum?

Tínhamos q trocar essas aulas, com esses conhecimentos q estão ali apenas para encher linguiça, por conhecimentos que realmente valham a pena, tipo a educação no trânsito, as relações humanas no mercado de trabalho, aulas de ética...

Acho Português muito válido, Inglês e Espanhol também, História é realmente importante para q a gente saiba sobre a história do mundo, no nosso país e estado, Geografia é interessante também, para que tenhamos uma noção dos espaços que tem neste planeta, Matemática nem se fala... Mas algumas disciplinas podiam ser menores, com coisas realmente importantes, para dar espaço para conhecimentos mais importantes ainda!!! Química é outro exemplo de coisa que não vale muito a pena se a pessoa não vai trabalhar naquela área... Tudo bem que se veja um pouco de cada coisa... mas realmente tem coisas que a maioria das pessoas nunca mais vai usar na vida delas... e consequentemente irá ESQUECER!!!

Temos então que aproveitar o tempo da escola para aprender coisas mais ÚTEIS para a população em geral!!! E para aquelas pessoas que acham que a escola é somente uma perda de tempo eu lhes digo: a escola além de lhe ensinar coisas muito importantes e outras nem tão importantes assim, com relação ao conteúdo das disciplinas que ensina, é também um bom lugar para você aprender a se relacionar com outras pessoas... Quem estuda já terá uma grande base do que vai encontrar no ambiente de trabalho, uma vez que na escola deverá aprender a trabalhar em equipe, dividindo tarefas... saberá que ninguém é totalmente independente sempre, e que não é feio pedir ajuda quando temos dificuldade ou dúvidas com relação a alguma coisa...

Por fim, para finalizar os meus achismos, ainda penso que, já que tem muitas pessoas defendendo q a Música seja disciplina de sala de aula, poderia então ser feita uma escolha por parte dos alunos, sendo que as aulas de MÚSICA, DESENHO, ARTES, DANÇA, TEATRO, FUTSAL, VÔLEI, HANDEBOL, poderiam ser as opções disponíveis dentro de ED. ARTÍSTICA e ED. FÍSICA. Afinal de contas nem todos gostam de cantar ou tem talento para isso, nem todos gostam de correr atrás de uma bola ou de dançar, ou tem talento para isso... capaz q assim as pessoas já se direcionassem para o que realmente faz bem a elas.

Ia finalizar... mas outro importante conhecimento que está faltando para muita gente: não maltratar os animais!!! Não seria possível criar uma disciplina especialmente para tratar deste assunto, então penso que as escolas poderiam fazer trabalhos com os alunos, mostrando as qualidades dos bichos... quem nunca leu sobre os cães de serviço por exemplo? Cães que ajudam pessoas cegas, pessoas surdas, pessoas com mobilidade reduzida, até cães ajudantes de autistas já tem!! Tudo bem que se fale em Hidatidose, Toxoplasmose e tal... temos q estar por dentro do que nos faz mal também... mas nunca, em todo o meu tempo de escola, alguém falou sobre os maus tratos a animais... de repente já seja hora de se iniciar algum tipo de conscientização sobre este assunto!!! Era isso só... acho outras coisas também (na maioria das vezes nem acho, porque sou sem sorte :) ). Mas por ora, nada mais a acrescentar!

.

.

.

___ Edição em 29/03/2021: retorno a este texto para alterar a licença do mesmo e aproveito para incluir um aprendizado depois de transcorridos os tantos anos desde a publicação... Incluo aqui que farei a parte III deste artigo, posto que já publiquei a parte II... E logo irei também a esta para editar a licença e incluir esta promessa da terceira parte...

Nela falarei da "Pedagogia do Oprimido"...

Provavelmente, já escrevi por aqui da minha opinião sobre o ex-patrono da Educação Brasileira, sr. Paulo Freire, e já deixo, por isso, minha indicação para a trilogia "Pátria Educadora" da Brasil Paralelo. É verdadeiramente uma indicação excelente para todos os que se importam com as melhorias na Educação do nosso país e que têm interesse em conhecer os motivos de estarmos em tão más posições, necessitando de aprovação automática para alunos que nada puderam assimilar das disciplinas ofertadas.

Mas eis que eu... desde pequena tinha o sonho de cursar Engenharia Civil... E deparo-me aqui com essa insignificância que eu via nas aulas de Física... Logo eu ?? Percebi o grande furo de não ter tido em meu tempo uma orientação vocacional... Mas não aquelas em que os professores decidem o que combina com a gente... E sim uma na qual tivéssemos conhecimento (tipo uma feira de ciências, só que de profissões), e ali nos fossem reveladas as competências mais importantes para cada profissão... Certamente eu teria olhado a disciplina de Física com outros olhos.

Hoje eu me vejo como alguém que tem capacidade de cursar Engenharia Civil e aprender toda a Física que eu via com maus olhos... Basta que eu tenha vontade e busque esse conhecimento. Tive muita sorte de ter uma base boa, ainda não passávamos no automático quando concluí o Ensino Médio...

Mas a "Pedagogia do Oprimido" já estava se alinhavando para corromper mais e mais estudantes... Por ora, deixa estar, pois é na terceira parte, que irei publicar nos próximos dias, é nela que vou aprofundar as críticas para o sistema falho da ideologia marxista/comunista/gramscista.

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar".

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 24/04/2014
Reeditado em 29/03/2021
Código do texto: T4781137
Classificação de conteúdo: seguro