O surgimento da escrita e do Estado

A INVENÇÃO DA ESCRITA

A escrita surgiu por volta do século 4 a.C., ela permitiu ao homem um enorme avanço para a civilização. Escrita é a representação da linguagem falada por meio de signos (ou sinais) gráficos. Ao pensar, o homem, elabora conceitos, que materializa em palavras e que expressa pela fala. A invenção da escrita realizou-se de várias maneiras, em momentos distintos e em diversos lugares do mundo, e correspondeu sempre a necessidade da civilização urbana. Ou seja, ela surgiu para atender uma necessidade comercial dos povos. Segundo estudiosos, a escrita alfabética surgiu, possivelmente, na Síria, em torno do ano 1500 a.C.

O SURGIMENTO DO ESTADO

De acordo com os historiadores Flávio de Campos e Renan Miranda, o Estado surgiu como um organismo que concentrou as funções de governo, que estabeleceu as regras, as leis e promoveu a aplicação da justiça. Dessa forma, se garantiu a exploração do trabalho da grande maioria da população por parte de uma pequena minoria. As primeiras sociedades organizadas em Estados surgiram em regiões férteis, às margens de rios que alagavam nos períodos de cheias. O aproveitamento do solo, de forma a garantir a sobrevivência das comunidades, dependia de grandes obras, do esforço concentrado e organizado de muitos homens. A construção de diques, canais e sistemas de irrigação que conduzissem a água para regiões menos férteis ficaram a cargo dos respectivos governos. Era assim que se encontravam muitas sociedades no 4º milênio antes da Era Cristã, à beira das águas, nos vales dos rios Hoang-Ho e Yang-Tsé, Indo, Tigre e Eufrates e Nilo. Ou seja, a criação do Estado permitiu ao homem criar cidades, organizar a política, a ciência, a arte, a filosofia. Em última análise, o Estado surgiu para manter o controlar da sociedade.

MARQUE UM X NAS QUESTÕES OBJETIVAS 5 e 6

1. A escrita surgiu por volta do século 4 a.C. Ela foi criada para:

(a) Ao pensar, o homem, elabora conceitos, que materializa em palavras e expressa pela fala.

(b) A escrita alfabética surgiu, possivelmente, na Síria, em torno do ano 1500 a.C.

(c) A escrita surgiu para atender uma necessidade comercial dos povos.

(d) Escrita é a representação da linguagem falada por meio de signos (ou sinais) gráficos.

(e) NDA.

2. Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:

a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.

b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.

c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.

d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

3. A forma mais importante de escrita do Oriente Médio antigo, usada em diferentes sistemas, considerada o primeiro sistema de escrita completa

existente no mundo, surgiu

A) na Suméria e recebeu o nome de cuneiforme.

B) no Egito e recebeu o nome de hieróglifo.

C) na Ásia Oriental e recebeu o nome de hànzi.

D) no vale do Indo e recebeu o nome de sânscrito.

4.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 30/04/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4788231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.