Entender e ser

Ah, Entendiiii!

Essa frase rompeu o angustiante silêncio do não saber.

Eis um grande desafio: ajudar as pessoas a se tornarem donos de si pelo conhecimento. Parece um caminho fácil, mas ele está entre o saber e o não saber. Muitos sofrimentos na vida se dão pelo não saber. Como mudar algo que eu não sei lidar?

Quando uma criança enuncia “ah, entendi!”, ela se abre às inúmeras possibilidades a partir desse ato de entender. Entender é um caminho de desenvolvimento da pessoa integral.

Mas e se ela não conseguir entender? O tempo, as experiências, os amigos que nos respeitam vão nos auxiliar nesse processo lindo de conhecer e tornar em algo que podemos dar o significado que quisermos! O ato de entender é o ato de viver!

O não entender conduz pessoas ao fim de um relacionamento. Elas brigam pelos mesmos motivos, mas não se entendem. Não entender pode promover o não aceitar. Entender é mais do que uma frase, é um momento de glória, é um momento de revelação à compreensão da realidade que cerca uma pessoa. Quando entendemos tornamos uma realidade tangível.

Eis, portanto, a glória de ser professor: contribuir para que as pessoas possam entender realidades que não faziam sentido algum. O professor exerce o ofício sagrado desse processo; é aquele que está entre as realidades e se apropria delas compartilhando suas experiências aos outros. Não é aquele que transmite saberes, é aquele que provoca, instiga, estimula o querer saber. O ato de glória do trabalho docente está justamente quando sua ação permite aos sujeitos a possibilidade de entenderem e a partir daí serem sujeitos de si.

filopoeta
Enviado por filopoeta em 27/08/2014
Reeditado em 11/08/2017
Código do texto: T4939086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.