A Educação no Brasil e os dois mundos.

Tenho me preocupado muito com isso, procurando praticar a cidadania.

É uma bomba que já está explodindo (ou implodindo!) em diversos lugares, inviabilizando o sistema de ensino como um todo e afetando a sociedade organizada, como consequência final.

E não é um problema do ensino em si, mas de uma sociedade não participativa, que faz vistas grossas para um grave problema, começando pelo governo com as estatísticas mascaradas, pois só mostram o que lhes é conveniente.

No ensino fundamental e médio temos dois sistemas distintos no ensino brasileiro. Resumindo, são dois mundos: o público e o particular. Aproximadamente, 40 milhões de alunos no "mundo público” e 6 milhões no “mundo particular” (IBGE/2010).

Digo “dois mundos” pelos resultados que tem produzido. Oriunda da rede pública, a maioria esmagadora dos estudantes sem um preparo mínimo para a qualificação, com diminutas possibilidades de dar continuidade em universidades públicas, que, além de gratuitas, sabidamente são as que melhor capacitam para a vida profissional.

Fica um grande e preocupante dilema: que sociedade estamos construindo? Toda essa violência, essa alienação coletiva, esse analfabetismo político, esse descompromisso e as mazelas sociais que temos presenciado, já serão os resultados produzidos por esses “dois mundos”???

Preocupa-me a simples existência desses dois mundos...