Brincando com a história do Lobo e brincadeiras.

Brincando com História do Lobo e brincadeiras.

Coloca-se dois quadrados de fita no chão da sala a professora diz esta é a casa dos três porquinhos e esta é a casa dos dois coelhos. E começa a contar a narrativa enquanto as crianças vão brincado com a história enquanto ela vai sendo contada.

Era uma vez três porquinhos que moravam na floresta.

E um Lobo mau com dentes muito grandes que queria pegá-los.

E estes Três porquinhos tinham dois amigos coelhos que moravam em uma casa de palha.

O Lobo se aproxima da casa dos coelhos e diz vou assoprar e derrubar a sua casa.

Os coelhos apavorados correm para a casa dos Três porquinhos e o Lobo tenta pegá-los.

Chega a casa dos porcos e diz que quer entrar mas todos dentro da casa gritam : Não pode entrar não!

_Então eu vou subir no pé de goiabeira diz o Lobo bem baixinho( Mas quem esta dentro da casa fala bem alto quando o lobo se afasta : O Lobo vai subir no pé de goiabeira).

Então os porquinhos e os coelhos ficam pulando de um lado para o outro de uma casa para a outra e inesperadamente o Lobo vem para pegá-los

Chega a porta dos coelhos e diz que vai assoprar e derrubar a casa e começa a assoprar e os coelhos saem correndo e vão para a casa dos porquinhos.

O Lobo chega e um deles grita dentro da casa : Esta é uma casa de tijolos não vai conseguir derrubar.

Mas o Lobo não desiste e diz que vai subir pelo telhado .Todos saem correndo da casa e o Lobo vai atrás e pega uma criança que sai da brincadeira restando somente quatro para o Lobo pegar.

O Lobo chega na casa e diz bem baixinho que vai subir no pé de pinheiro.

Mas os porquinhos não saem da casa somente os coelhos que não tinham tanto medo do Lobo.

O Lobo vem para perto da casa dos Porcos e diz bem baixinho que vai nadar no lago e sai de perto deles indo para bem longe .

Os porcos e os coelhos saem e andam de um lado para o outro dando risadas, pois o seu Lobo foi nadar, mas eles não sabem que o Lobo é esperto e começa dando passos bem pequenos e então corre com toda velocidade para pegar os porquinhos e os coelhos.

Mas como não consegue pegar mais nenhum deles,o Lobo cansado vai dormir.

E todos ficaram felizes e também vão dormir em suas casas.

Esta brincadeira foi criada para que as crianças brinquem com a historinha enquanto ela esta sendo desenvolvida, treina a audição e o gosto por histórias, foi desenvolvida para maternal I e II e Jardim I e II podendo abranger mais series e faixas etárias.

Brincando de Detetive

Esta brincadeira foi desenvolvida para despertar a curiosidade, raciocínio , imaginação e investigação.

Primeiro escolhe-se um brinquedo pequeno na sala mostra para todos e escolhe-se duas crianças para que possam ser os detetives uma delas usa uma lupa em seguida saem da sala e ficam longe das outras. A professora combina onde vai esconder o brinquedo e fala uma pista para todos os que ficaram na sala, por exemplo quando esconder perto da TV se diz: para todos os que estão na sala : esta é a pista : Eu vejo coisas maravilhosas nela, assisto muitas coisas. Então se chama as crianças que ficaram lá fora dizendo: Detetives em ação. Esta é a pista fala qual é a pista para que saiam procurar onde o objeto esta escondido fazendo uma exploração da sala.

Pode se esconder atrás de uma criança e pode-se trabalhar a primeira letra do nome dizendo esta com a pessoa que começa com a letra L por exemplo, pode-se esconder atrás da cortinha , perto de um armário, sempre incentivando e dando pista tais como esta quente quando se esta perto ou dizendo que esta frio quando se fica longe do objeto escondido.

Esta brincadeira faz bastante sucesso quando se começa com pistas bem obvias para depois ir aumentando lentamente o grau de dificuldade, por ser uma brincadeira é interessante sempre parabenizar quando os detetives conseguem encontrar o brinquedo escondido e desvendar o mistério.