O Sistema Educacional

O Sistema Educacional

Marco Antônio Pinto

O Brasil atual vivencia um importante momento para o desenvolvimento científico e tecnológico, com políticas de investimento em infraestrutura física, equipamentos, recursos humanos, produção e socialização de novos conhecimentos para as universidades federais distribuídas por todo o território nacional, a partir de 2003.

Esta situação decorre de um conjunto de fatores, dentre os quais o propósito do governo Federal, em assegurar o acesso de instituições universitárias até pouco consideradas periféricas ao cenário acadêmico nacional e internacional. Ações desse tipo têm sido fundamentais para reverter a condição de reprodutoras do conhecimento em que se encontravam muitas instituições brasileiras de ensino superior, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Hoje, elas estão cada vez mais inseridas no cenário competitivo da produção e divulgação do conhecimento científico produzido no Brasil e no exterior, e tem dado significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, levando em consideração que a produção de conhecimentos expandiu para as classes sociais que nunca tiveram perspectiva de futuro.

A inserção das classes menos favorecidas e exploradas no cenário acadêmico, durante governo Lula é uma marca histórica que jamais será tirada da memória dos brasileiros e, para reconhecê-la é necessário alcançar um grau de intelectualidade, maturidade e consciência política.

Durante a última década muitos brasileiros ficaram entorpecidos e alienados pela ganância, o comodismo e pela manutenção do status quo, tornando-se massa de manobra nas mãos de uma oposição totalmente despreparada para um debate maduro ou na apresentação de projetos alternativos, de Estado e Governo. Alguns comentaristas políticos mais inflamados e reducionistas chamam-nos de Elite. Acho um pouco forte o termo, já que a elite, também produziu conhecimento científico e tecnológico e muitos que pertencem a esta casta também realizaram trabalhos e ações magníficas de tal monta participando ativamente das revoluções liberais do século XIX.

Educação não é somente saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas, mas um instrumento capaz de realizar uma mudança interior no cidadão em toda sua plenitude, buscando libertá-lo das amarras do preconceito e da discriminação e inseri-lo como sujeito de sua própria história.

Um sistema educacional deverá estar em constante construção, como uma ponte que atravessa abismos para encontrar terras férteis onde brotarão sementes na construção da grande lavoura humana, prezando e respeitando a diversidade.

Divinópolis, verão de 2015.

Marco Antônio Pinto
Enviado por Marco Antônio Pinto em 06/03/2015
Código do texto: T5160826
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