Boas Maneiras: Uso consciente do celular

1 - O que a etiqueta diz sobre o uso de smartphone?

A Etiqueta além de tudo é uma questão de consciência nos modos e maneiras de nos relacionarmos em sociedade. As regras para o uso dos smartphones são importantes e ainda estão sendo definidas, assim como aconteceu recentemente com a netiqueta.

O uso de smartphones por todas as pessoas deve ser moderado, usado com cautela, sem exageros e o uso do bom senso acima de tudo: não seja escravo do celular!

Várias empresas têm restrições e criaram suas regras internas para o uso durante o horário de trabalho. O celular pode ser ferramenta de trabalho de alguns profissionais e o que deve ser observado é não misturar o lado pessoal com profissional. Durante o horário de trabalho, o profissional deve usar o celular para uso pessoal em seus períodos de almoço ou intervalo.

Ao atender uma ligação e utilizar o viva voz avise que está usando este artificio; esta regra vale também dentro do carro, enquanto dirige e todos os ocupantes escutam o que está sendo dito.

Ao contrário do que muitas pessoas fazem, não é educado colocar o celular sobre a mesa nos restaurantes; deixe-o na bolsa ou no bolso, preferencialmente no silencioso ou vibra call.

Evitar escutar sua musica preferida em alto e bom som, enviar mensagens instantâneas, imagens ou vídeos de gosto duvidoso, atender ligação quando dentro de um elevador ou quando estiver num encontro com amigos.

Por varias razões os smartphones tornaram-se essenciais no mundo atual e pessoas de todas as profissões e classes sociais, se não os tem, almejam ter.

2 - Quando você está conversando com alguém e a pessoa não desgruda os olhos do celular, como agir?

Como manda a boa educação é imprescindível dar atenção à pessoa que está ao nosso lado. Já soube de alguém que enviou uma mensagem instantânea para a outra, dizendo que “iria embora, caso não lhe desse a devida atenção”.

3 - Cite momentos em que é absolutamente proibido ficar no smartphone?

Não é recomendado o uso de celulares em decolagens e pousos de aviões, em reuniões de trabalho, cinemas, teatros, enterros, bibliotecas, navegar na internet durante uma apresentação no trabalho, quando estiver dirigindo o carro, em áreas de silencio, em transportes públicos, em elevadores, durante as aulas, em visitas a clientes e ocasiões que demandam sua atenção.

4 - Caso o assunto seja urgente, vale pedir licença e checar?

Se a pessoa tiver que atender ao celular durante um encontro pessoal ou profissional, deve previamente avisar a pessoa que está ao seu lado que se trata de um assunto urgente e que deverá atender uma ligação. Ao atender fale baixo, evite demonstrações de espanto, risadas altas, entre outros comportamentos. Para evitar constrangimento evite sair de perto de seu interlocutor no momento desta ligação, pode parecer que está falando dele para quem está do outro lado da linha.

No caso de tê-lo esquecido ligado e receber uma ligação, peça desculpas e tire o som.

5 - Quando visualizo uma mensagem, qual o tempo máximo que ela deve ser respondida para não parecer indelicado?

Bom senso acima de tudo. As mensagens de texto devem ser respondidas assim que puder e na medida do possível. Sem exageros, o recomendável é conter a ansiedade em responder. O que não pode acontecer é receber e não responder nunca.

6 - Defina três níveis para um usuário de smartphone.

Quando ele é usuário consciente:

O usuário consciente é aquele que sabe quando usar um celular, horários e locais. Sem pressa, ele responde as mensagens recebidas e retorna ligações com tranquilidade.

Quando ele não vive sem:

É aquela pessoa que fica com o celular em mãos 24 horas por dia inclusive o deixa a beira da cabeceira da cama quando vai dormir. O usuário que diz “não viver sem o celular” e que “ele faz parte de mim” deve rever seus modos de viver lembrando que existia vida antes de sua invenção e as pessoas sobreviveram muito bem sem eles.

Sofia Rossi

Consultora de Boas Maneiras

Sofia Rossi
Enviado por Sofia Rossi em 02/04/2015
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