Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Deveres dos pais com os filhos

         A verdadeira educação, que os pais devem proporcionar aos seus filhos; é transmitida pelo exemplo. Eles devem ensinar com o testemunho de vida, o caminho que se deve seguir. A coerência entre o falar e o agir precisa sempre ocorrer, para que de fato o aprendizado possa ser adquirido e alicerçado na vida de quem estar recebendo o devido ensinamento; resumindo: Os pais precisam viver aquilo que pregam como verdade aos seus filhos, caso contrário os ensinamentos não terão raízes capazes de sustenta-los no futuro próximo.
Os pais já foram filhos outrora! Será que receberam a educação necessária para serem pais sensatos nos dia de hoje? Seria possível um pai conceder ao seu filho algo que não recebeu dos seus pais? Digo: Que não ter recebido a devida educação quando criança, não anula a responsabilidade assumida diante de Deus no sacramento do Matrimônio. Se tu reconheces que não recebeu a devida educação dos seus pais, ou se recebeu a tomou de forma incompleta, no entanto hoje admite ser necessário para vida dos seus filhos; não seria isto um motivo forte para buscar o devido conhecimento, a fim de proporcioná-los. Fazendo, estaria completando algo que lhe falta, e ao mesmo tempo anularia esta ausência na vida dos seus benditos filhos, que consequentemente mais a frente, com a benção de Deus terão condições de serem pais melhores.
De fato que vivemos em uma sociedade, onde a educação dos filhos tem responsabilidade direcionada às vezes para avós, ou ainda pior para escola e amigos; “Tem muitos filhos órfãos de pais vivos”. Uns acabam sendo pais, ainda sendo filhos, e desprovidos de maturidade necessária, acabam por ser ausentes na vida dos seus filhos.
A paternidade é um dom de Deus, se hoje você é pai e mãe, saiba que de Deus recebestes esta graça; e tamanha é a sua responsabilidade na educação do seu filho, será você o mentor desta vida, condutor dos primeiros passos, propagador das virtudes, apresentador da verdadeira Fé. Seu filho poderá fazer a diferença no futuro, se você fizer a diferença na vida dele no presente.
Catecismo da Igreja Católica - §2223-Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar no qual a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra. O lar é um lugar apropriado para a educação das virtudes. Esta requer a aprendizagem da abnegação, de um reto juízo, do domínio de si, condições de toda liberdade verdadeira. Os pais ensinarão os filhos a subordinar "as dimensões físicas e instintivas às dimensões interiores e espirituais." Dar bom exemplo aos filhos é uma grave responsabilidade para os pais. Sabendo reconhecer diante deles seus próprios defeitos, ser-lhes-á mais fácil guiá-los e corrigi-los:
"E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor" (Ef 6,4).
Leandro da Silva Senna
Enviado por Leandro da Silva Senna em 19/04/2015
Código do texto: T5212645
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Leandro da Silva Senna
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 36 anos
282 textos (29547 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/05/21 22:18)
Leandro da Silva Senna