PSICOPEDAGOGIA - O QUE É?

A psicopedagogia é da área de conhecimento da linguagem que se dedica exclusivamente ao estudo do processo de ensino-aprendizagem, - como o sujeito aprende ou porque não aprende.

A psicopedagogia vem se definindo como intervenção no campo da aprendizagem, tratando das condições de aquisição e produção do conhecimento por parte do sujeito, e das condições de transmissão por parte dos professores.

A intervenção psicopedagógica diz respeito à relação ensino-aprendizagem que ocorre na relação professor-aluno, mediada pela transmissão de conhecimentos historicamente produzidos e socialmente reconhecidos. É, portanto, uma intervenção educacional, e mais que isso, a forma através da qual a educação se realiza. O mais provocativo na intervenção psicopedagógica tem sido o que se convencionou chamar de “problemas de aprendizagem”. Quanto a isto, a intervenção psicopedagógica se encontra imersa numa gama de questões importantes de serem tratadas, pois, elas expressam a forma como a educação vem ocorrendo, o lugar que ocupa no discurso social, e como se produz enquanto discurso social.

. Em que condições se dará a intervenção psicopedagógica?

Quando a Escola, e a família identificarem manifestações no processo de aprendizagem da criança. As queixas são de "Dificuldade de Aprendizagem". Os sintomas se apresentam como: comportamento irregular, desorganização, mau humor, agressividade, desinteresse, etc... No momento da alfabetização o "olhar" e "escuta" da professora é fundamental!

.Como identificar a dificuldade e encaminhar para uma avaliação de um especialista?

. Os problemas mais comuns no processo de aprendizagem de Leitura e Escrita:

. Se ao pronunciar as palavras a criança não posiciona a língua corretamente; (fonoaudióloga(o)

. Faz trocas sistemáticas na leitura e escrita; (Psicopedagoga (o)

. Aproxima muito o texto; (oftalmologista)

. Demora para copiar, realizar tarefas; (psicopedagoga(o)

. Demora para responder aos comandos; (psicopedagoga(o)

. Fala infantilizada; (psicopedagoga(o) ou fonoaudióloga(o))

. Comportamento irregular; (psicopedagoga (o)

. Parece não apreender a informação; (psicopedagoga (o)

. Não acompanha o grupo; (psicopedagoga(o)

. Agressividade; (psicopedagoga(o)

. Resistente às regras e normas (Psicopedagoga(o)

* ATENÇÃO: Essas questões são da área da linguagem: Psicopedagoga(o) ou Fonoaudióloga(o) e, não da área médica!

DICA: O "olhar" e "escuta" da professora alfabetizadora é fundamental, pois se a criança permanece por um longo período neste lugar, o seu rendimento escolar será insatisfatório e haverá consequências de outra ordem, como, baixa auto-estima, agressividade, tristeza profunda, etc...o que leva a escola e a família, indevidamente, encaminhá-la(o) para psicólogos, neuropsicólogos...

* As questões da ordem da linguagem (educacionais) devem ser avaliadas pelos profissionais da área da linguagem...

O processo de Aprendizagem e as queixas mais freqüentes....

Algumas crianças e jovens, em certos momentos de suas vidas, sofrem muito na Escola. Outras, já no primeiro dia. Há os que iniciam bem a vida escolar, mas, depois de algum tempo passam a apresentar manisfestações no seu processo de aprendizagem. Então, a Escola passa a ser vista como a causadora da sua infelicidade e, passa a detestá-la. Nesses casos, precisam do "olhar atento" e, uma "escuta apurada" dos professores alfabetizadores, bem como, dos pais ou responsável. Neste sentido, a compreensão e atenção dos pais e da professora são fundamentais para identificar as dificuldades mais frequentes no processo de aprendizagem de seu filho(a), aluno(a).

Se um sujeito está com dificuldades no seu processo de aprendizagem, certamente tem um bom motivo para isso!. As vezes o que vemos é apenas o “sintoma”. Muitas vezes, a professora e a família não sabem nomear essa insatisfação e nem mesmo, identificar as causas dos sintomas que se manifestam na aprendizagem e, no comportamento de uma criança, por isso, faz-se necessário uma avaliação da(o) psicopedagoga(o) porque essas manifestações exigem a intervenção de um especialistas da área da linguagem. Há casos em que a(o) psicopedagoga(o) e a (o) fonoaudióloga(o) atuam juntos.

A (o) Psicopedagoga (o) atua com a certeza de que há o sujeito epistêmico (aquele que apreende a informação) e o desejante. Entre outras coisas, escutar o que a criança tem a dizer sobre o seu desejo é o que nos leva a entender os sintomas apresentados na sua aprendizagem ou comportamento. Pois, é o encontro entre o que foi ensinado ou o que se quer ensinar e a subjetividade de cada um que torna possível o pensamento renovado, a criação, a elaboração, a aquisição de novos conhecimentos e, a habilidade nas relações interpessoais.

O Atendimento Psicopedagógico objetiva dar assistência ao sujeito que se encontra impedido no seu processo de aprendizagem. E tem por objetivo despertá-lo para as aprendizagens, operacionalizando mudanças que ampliem a sua visão de mundo, sua auto-estima, sua auto-imagem, despertando nesse, a satisfação em adquirir novos conhecimentos e, possibilitando seu crescimento pessoal e, o exercício consciente de sua cidadania.

Maria Teixeira

www.psicopedagogamariateixeira.com.br

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