A Desculpa

por Oracio Kuradomi

“DESCULPA”, uma simples palavra de 8 letras criada como um meio de livrar-se de uma culpa. Culpa que existe e há o conhecimento, porém para não receber uma punição severa, é utilizada.

A sociedade em geral acaba absorvendo a desculpa.

Hoje em dia, não há ninguém na face da terra que não tenha usado a desculpa, seja entre familiares, amigos, funcionários, patrões, escola, fornecedores, clientes ou seja, em toda parte, sempre há alguém dando desculpas.

O problema está no excesso contaminando várias pessoas.

Há pessoas que conseguem colocar a família em extinção para justificar uma falta no trabalho. Um dia falece o avô, no outro do tio, em seguida a avó e depois a tia.

Sem contar os casos onde a pessoa acaba exterminando o mesmo avô 3, 4 vezes e o pior em datas diferentes. Este é o maior problema contatado em quem utiliza muita desculpa, acaba mentindo.

Profissionais utilizam, para livrar a culpa de ter atrasado, por ter dormido demais, alunos utilizam para tentar justificar o atraso ou esquecimento de entregar um trabalho.

Não há limites para as desculpas, se fôssemos contar aqui não teria fim.

Em resumo as desculpas sempre são as mesmas, o trânsito, a morte de amigo ou parente, uma dor de cabeça, a interpretação errada de uma tarefa, o terceiro que ficou de fazer e não fez, o aparelho que quebrou, o relógio que não tocou, o banco que não tinha dinheiro, a pessoa que devia não pagou... e assim vai.

Após vários diálogos realizados com homens, mulheres, jovens e crianças, a conclusão é uma só.

As pessoas que dão muitas desculpas, são pessoas que deixam tudo para a última hora, são pessoas que utilizam-se da seguintes frases e pensamentos, “por que não deixar para amanhã o que posso fazer agora?”, “nossa! Que sono, vou dormir só mais 5 minutos”, “ah... vou começar o regime na próxima segunda”, “viu? Vou mudar sim, é isso que quero, mas vou começar o mês que vem tá?”, “olha, assim que eu ganhar um aumento e comprarmos a casa nos casamos...”, “ primeiro preciso terminar a faculdade...”, “ nossa! Pensei que fosse na terça feira, mas não dessa semana”, “desculpa não faço de novo”, “desculpas foi a última vez”, “desculpa mas estou com uma dor de cabeça”, “Me atrasei por causa do trânsito”.

O que temos que entender e rápido é que somos seres humanos e erros são toleráveis, mas o que não podemos tolerar é que tentemos enganar pessoas por nossos erros, tentando atribuir a nossa culpa a elas ou seja nos desculpando, precisamos vigiar mais, estar atento sempre, pois uma desculpa de vez em quando é tolerável, afinal ninguém é de ferro, entretanto uma desculpa por dia, se torna vício e como todo vício é ruim, só levará ao fracasso, a desempatia, a perda da confiança e consequentemente o afastamento da sociedade.

"Uma empresa estava em situação difícil, as vendas iam mal, os trabalhadores e colaboradores estavam desmotivados, os balanços há meses não saiam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos. Ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectiva de progresso na empresa.

Eles achavam que alguém deveria tomar a iniciativa de reverter aquele processo. Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um enorme cartaz que dizia: "Faleceu ontem a pessoa que impedia o crescimento de nossa empresa. Você está convidado a participar do velório na quadra de esportes."

No início todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando o crescimento da empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar um fila indiana. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão a excitação aumentava. "Quem será que estava atrapalhando o progresso?"

Ainda bem que este infeliz morreu!!!

Um a um, os funcionários agitados aproximaram-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam a seco, ficando em absoluto silêncio como se tivessem sido atingidos no fundo da alma. Pois bem, certamente você adivinhou que no visor do caixão havia um espelho.

A verdade precisa vir a tona, e só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento; você mesmo, pode acreditar.

Você é a única pessoa que pode sabotar seu crescimento e evolução, prejudicando a si mesmo.

Ninguém pode querer por você.

Ninguém pode acreditar por você.

Ninguém pode estudar por você.

Ninguém poderá ser você.

Não tente achar culpados pelas suas falhas e culpas.

Dentro de você está toda energia, vontade, o querer, o bem, tudo que somente você poderá utilizar para determinar e esculpir a obra mais importante que existe em toda sua vida, VOCÊ.

O resto são desculpas..."

“Não há problema que não possua soluções...”, Sucesso

www.oraciokuradomi.com.br

Oracio Kuradomi
Enviado por Oracio Kuradomi em 14/12/2015
Código do texto: T5479660
Classificação de conteúdo: seguro