PINHEIRO MACHADO, UM POLÍTICO INIGUALÁVEL

PINHEIRO MACHADO, UM POLÍTICO INIGUALÁVEL

FlávioMPinto

José Gomes Pinheiro Machado( Cruz Alta- RS-8 de maio de 1851; Rio de Janeiro- RJ-8 de setembro de 1915 ) foi um dos mais eloqüentes e vibrantes oradores que já passou pela vida política brasileira. Morreu assassinado aos pouco mais de 43 anos.

Nasci, cresci, passei a minha infância e juventude na rua Pinheiro Machado em Sant’Ana do Livramento-RS, mas, confesso, nunca procurei explicações sobre quem era o vulto que dava nome á rua. Nem recordo se, no colégio onde estudei história nacional e riograndense, fui chamado à atenção ao fato.

Mas o caso é que, agora, já em tenra idade, procurei me interessar por esse personagem que poderia ter mudado minha trajetória de vida, enriquecendo-a. Assim como estudei no Grupo Escolar Julio de Castilhos, no General Neto, no Mauricio Cardoso onde me iniciei nos bancos escolares e no Colégio Estadual Prof Liberato Salzano Vieira da Cunha, todos com nomes ilustres.

Hoje, nestes tempos bicudos em que vivemos, não sei qual é o espaço dado á exploração da vida exemplar daqueles grandes homens.

Pinheiro Machado um político destacado do Partido Republicano Rio-grandense- o PRR- levou a verve dos gaúchos ás tribunas nacionais se sobressaindo dentre seus pares. Seu magnetismo pessoal era inigualável. Imbatível, num tempo sem a parafernália eletrônica que amplifica vozes e dá velocidade e rapidez na divulgação de pronunciamentos. Lidava sempre com os interesses maiores do Estado e do País sem envolver-se em mesquinharias.

Um dos seus arroubos foi aos 14 anos, no qual, após fugir de casa e fraudando a idade contrariando seu pai, alistar-se para lutar na Guerra do Paraguai. Era o chamado da Pátria ao jovem Pinheiro Machado, que retorna do conflito dispensado por doença após combater com bravura.

A carreira política foi o seu destino. Um dos políticos mais influentes da sua época.

De forte presença no Senado, jamais pleiteou cargos políticos e /ou públicos, pautando-se por extrema independência de atos, que lhe davam plenas garantias de exigir de quem quer que fosse, por suas atitudes políticas. Essa independência era uma característica da personalidade de Pinheiro Machado, desde os bancos escolares, como a remeter ao futuro exemplo a ser seguido por gerações.

(Texto dedicado ao meu sobrinho Joaquim)