QUE FALTA NOS FAZ UM PINHEIRO MACHADO!

QUE FALTA NOS FAZ UM PINHEIRO MACHADO!

FlávioMPinto

Submersos nestes tempos bicudos de agora, com a corrupção se alastrando com maior rapidez pela classe política, nos faz querermos voltar no tempo. Sim, voltar no tempo para , quem sabe, ressuscitar homens e valores perdidos pela desídia humana.

Ressuscitar políticos combativos, porém de honestidade a toda prova sem deixar de conhecer profundamente a situação vigente e posicionar-se adequada e coerentemente.

Um dos políticos gaúchos que faria o maior estrago nesta época de políticos incoerentes e corruptos seria Pinheiro Machado.

João Gomes Pinheiro Machado, gaúcho de Cruz Alta, foi fruto do seu tempo. Nascido em 1851 e assassinado em 1915, no Rio de Janeiro. Ocupou as tribunas parlamentares nos anos de 1890 até sua morte. Política e oratória eram seu chão num tempo em que nem microfone havia.

Fora senador com menos de 40 anos. Seus argumentos saiam a viva voz de onde estivesse. Retórica demolidora, chegou a ter sua extinção proposta por outro senador numa lamentável entrevista, argumentando que “não o agüentava mais, de tão enfáticas eram suas proposições”.

“Art. 1º- Seja extinto o senador Pinheiro Machado.

“Art. 2º - Revogam-se todas as disposições em contrário”. Obviamente a moção foi rejeitada.

Pinheiro Machado era a eminência parda do último governo da República Velha do governo Hermes da Fonseca. Um político brilhante e literalmente sem “rabo preso”, não dando qualquer espaço para ser atacado. Jamais pleiteara nem, é claro, ocupara, cargo público.

De qualquer lado que viesse ser atacado tinha sempre as respostas afiadas, coerentes, oriundas de sua vida pública sem máculas. Todos sabiam qual era o seu “lado de montar”, como bem se diz no linguajar gaúcho, era um lado bem definido em defesa da república, da democracia, da honestidade e dos bons costumes tendo a doutrina positivista como farol da vida.

O civismo e a coragem eram os maiores destaques nas suas proposições, um brasileiro de escol que não se intimidava quando provocado.