(Mais) uma SUGESTÃO ao MEC e às Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação...

Desnecessário entrar em detalhes para se compro-

var o elevadíssimo índice de agressividade / violência reinante no âm-

bito das salas de aula : alunos desestimulados, mal-educados, sem noção de limites e que, por qualquer motivo, desrespeitam e/ou agri-dem o professor, os diretores, funcionários em geral das escolas...esta, infelizmente, é a realidade cotidiana daqueles incumbidos da educação desses nossos jovens.

Algo - e em caráter URGENTÍSSIMO - precisa ser feito, caso contrário, não tardará a chegar o dia em que ninguém mais se sentirá estimulado a trabalhar na área da educação - e aí entra a figura do professor.

E, por ter vivido (atualmente estamos na condi-

ção de aposentado) tal realidade, parece-nos que há uma opção na direção da melhoria desse quadro atual, que é o objeto desta nossa

publicação :

S U G E S T Ã O ;

Por que não incluir COMO DISCIPLINA OBRIGATÓ-

RIA a prática do Yoga e/ou do tai-chi-chuan ?

Para quem não tem qualquer noção referente a isso, trata-se de dois tipos de práticas esportivas orientais, cujo re-

sultado é sempre auspicioso :

Por trabalhar com o emocional das pessoas (e é esse emocional dos jovens que precisa ser bem trabalhado), a práti-

ca de um ou esses dois recursos mostraria resultados no médio e longo prazos.

Há, também, que mudar a prática de ensino :

Atividades teatrais (contextualizando-as para os

conteúdos das disciplinas) poderiam ser mais um desses recursos in-

teressantes. Por exemplo : se o conteúdo da disciplina HISTÓRIA DO

BRASIL é O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, o professor de teatro seria

chamado a criar, de forma compartilhada, com os alunos uma peça que abordasse esse conteúdo. Na escolha do elenco, o professor de teatro já teria condição de ir descobrindo o forte de cada participan-

te : aquele que tem mais facilidade para o canto, para a dança, para

a recitação de poema, para a criação das falas, enfim...

Não se pode, nos tempos modernos - EM QUE A

INTERNET SE TORNOU O MAIS FORTE CONCORRENTE DO PROFESSOR - pensar numa aula que se restrinja tão somente à exposição oral do

professor, registro no caderno e coisas tais....

Ficam aí as sugestões...

pedralis
Enviado por pedralis em 14/04/2016
Código do texto: T5605086
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