A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E APRENDER

Entender não é a mesma coisa que aprender.

Entender a pessoa pode entender na primeira vez que faz algo ou que alguém explica.

Aprender a gente só consegue com a prática e apenas da 3 vez em diante, com exceção de coisas rotineiras.

É o que eu chamo de Lei do Cachorro, pois o cachorro só tem uma ancora de alguma tarefa depois da terceira repetição.

Por exemplo se toda vez que ele morder um bicho de pelúcia o bicho fizer barulho, ele só vai descobrir que o bicho de pelúcia faz barulho na terceira mordida. Nas mordidas anteriores não era o bicho que fazia barulho mas outra coisa.

Entender é uma função cerebral baseada em princípios e consequências lógicas.

Aprender é uma tarefa física e consiste na capacidade de repetir algo já entendido e só é adquirido com repetição e prática de algo já feito antes.

Você pode entender na primeira vez, mas só vai aprender depois de repetir a tarefa.

Um bom exemplo é o que aconteceu com Wilhelm Conrad Röntgen, descobridor dos raios-X. Ele estava fazendo experiencias com eletricidade no vácuo quando reparou em uma sombra próximo de um objeto que estava na mesa.

Ele entendeu que aquela sombra não era algo normal, mas precisou repetir o experimento muitas vezes para aprender que a causa da sombra era a eletricidade no vácuo que transmitia ondas de alta frequência que podiam atravessar objetos e deixar marcas em papeis fotossensíveis.

Mesmo assim ele demorou meses para se sentir seguro sobre sua descoberta e divulgar e ensinar para os outros físicos como reproduzir um raio-X.

Alguns professores mais sábios dizem que a criança não precisa aprender, apenas entender que conseguira resolver problemas. Mas a verdade é que não basta entender, a criança tem que aprender para que possa resolver os problemas de forma mais rápida, não usando apenas o raciocínio, mas algo como uma receita de bolo que já foi gravada no cérebro e que você pode utilizar sempre sem consultar as anotações já feitas.

Como uma pessoa que aprende a fazer um bolo depois de repetir 3 vezes, e depois da terceira vez que faz, não precisa mais ver a receita!

A aprendizagem se transforma em uma função já automatizado do cérebro.