Por que alguns jovens têm dificuldade de escolher uma área de atuação?

A pressão de se fazer um vestibular, ingressar em uma universidade, conseguir um emprego, ter um bom salário, atuar na área em que se tem afinidade, vocação, foco, realização pessoal, conseguir estar na área que se gosta não visando apenas o dinheiro, são questões que deixam alguns jovens perturbados de certa forma com o fato de não se ter uma resposta imediata. Até porque as respostas referentes a tais questionamentos só vêm a partir de uma construção gradativa, onde cada passo dado será importante na hora de nortear a escolha da profissão ou da área desejada.

É muito difícil alguém que esteja estudando não se fazer esses questionamentos. Pois todo estudante acaba ficando imerso num mar de incertezas por conta da própria ansiedade por um futuro melhor.

Percebe-se que em boa parte dos casos os jovens se sentem perdidos na hora de escolher uma profissão porque pensam que será uma preferência para toda a vida, e se por acaso escolhe uma área que lá na frente cause frustração, não seja a que imaginavam, pensam que não poderão mudar porque não se pode voltar atrás, e isso é um pensamento equivocado, pois somos seres em construção e aprendemos com os erros e acertos, e a qualquer momento podemos sim mudar a direção do caminho que resolvermos tomar.

Não há como ser uma escolha totalmente assertiva porque o mercado de trabalho está sempre mudando, as pessoas também mudam e esse talvez seja o componente essencial para que haja de fato uma compreensão mais fácil do tema discutido, a “mudança constante”, pois tudo vai se ajustando com o tempo.

Então, o que fazer para não ter dificuldade na hora de escolher uma área de atuação? O jovem precisa se inteirar de forma abrangente tanto do seu próprio perfil quanto fazer uma pesquisa profunda das possíveis áreas que se aproxima de si, a qual ele pode atuar sem dificuldades. Isso se dará através de buscas precisas sobre diferentes fontes de informações como na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes.

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 09/07/2016
Reeditado em 16/07/2016
Código do texto: T5692374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.