Letra Manuscrita, peça de museu?

Nesse artigo me proponho a debater sobre o uso da letra manuscrita, elencar as vantagens de sua prática no meio escolar e como ela contribui para o aperfeiçoamento intelectual e motora do indivíduo. Partindo do conceito do termo manuscrito e cursivo para adentrarmos na questão em destaque.

Cursivo é o nome que se dá a qualquer estilo de escrita manual projetada para a agilidade na escrita. Nas línguas que utilizam os alfabetos latino as letras da palavra são geralmente ligadas umas às outras, o que permite que a palavra inteira seja escrita com um único traço. Em português, esta escrita pode ser denominada de escrita à mão ou manuscrita.

Para Caldas Aulete, minidicionário da língua portuguesa, em sua página 565, assim conceitua: “ Manuscrito:Texto escrito à mão.”

Esta forma de escrever exige mais tempo, exige também uma boa coordenação motora, caligrafia legível, traços bem elaborados, domínio de ortografia, necessitando algumas vezes reescrever o texto para eliminar borrões e rasuras que podem acontecer .Caso seja documento ou carta geralmente deve ser entregue ao destinatário em mãos, caso se trate de alguém distante, se faz necessário o uso dos correios. Isso pode levar semanas ou dias. Ele leva a marca pessoal daquele que o escreveu. Lembrando que cada indivíduo tem a sua forma própria. Seus traços individualizados de expor sua linguagem escrita. Você reconhece a caligrafia do indivíduo e suas particularidades próprias, suas marcas, seu diferencial, ou seja, a caligrafia pode ser a fotografia do seu autor. Quando se deseja impressionar alguém por cartas ou mensagens escritas, a pessoa capricha nos traçados, tornando-os mais belos, como forma de demonstrar sua afeição, ou faz rabiscos, emaranhados fazendo com que o texto se torne ilegível, transferindo sua desafeição pelo outro. Também se observa o nível vocabular e pode-se avaliar o grau de cultura daquele que escreve, mesmo sem intenção de fazê-lo.

Antes da invenção da imprensa, não era possível outra forma de se comunicar. Todo tipo de texto, a saber: receitas culinárias, receitas médicas, cartas, documentos de compra e vendas de imóveis, pesquisas acadêmicas, romances, poesias, traduções de obras literárias, obras religiosas e tudo o mais, exigia muito tempo na elaboração do texto escrito e depois no formato de livro ou documento que se pretendia. Atualmente essas formas de escritas são muito utilizadas de forma artística. Em álbuns de fotografias, convites de festa para casamento ou aniversário, painéis de casas comerciais, livros de poesias, anúncios. Hoje se faz por opção. Quem escreve dentro desse padrão são técnicos da escrita denominados calígrafos.

Com o avanço da industrialização, a forma de se escrever também se modificou. Com o objetivo de atingir um número maior de páginas, um número maior de leitores, um padrão qualitativo na forma de se escrever dentro de um tempo menor. Johann Gutenberg, no século XV, se fez protagonista de um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias no mundo. Esse fator vem contribuindo para que a escrita passe por transformações muito grandes, inclusive na ortografia das palavras.

Apareceu, como consequência a internet , a telefonia móvel- celular, as redes sociais e a coisa vem mudando. O que era antes considerado um absurdo, um assassinato da língua, agora é normal. E por mais que se insista vem diminuindo o interesse das pessoas pela palavra manuscrita. Como advento do uso do computador o mundo se acelera. O tempo se tornou mais rápido e ninguém quer ficar para trás. O homem se distancia do homem e se faz mais voltado para as máquinas.

Escrever letras de forma se tornou um vício. Escrever no teclado de um computador se tornou tarefa mais fácil e eficiente. Escolhe a fonte, o tamanho, cor, largura das margens etc. Se errar... seleciona e deleta o erro. Escreve novamente sem nenhum problema de rasura ou ter que passar muita coisa a limpo. Envia-se e-mail, e em questão de segundos o destinatário lá do outro lado do mundo recebe seu texto e já lê e responde. Não importa a distância. Para a internet, a distância não mais existe. Francisca Paulo Toledo Monteiro, que trabalha com alfabetização e letramento na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo, afirmou:” o ensino da letra cursiva no país teve, por muito tempo, papel de segregação em alguns casos. Escrever em letra cursiva exclui milhões de pessoas. A letra cursiva, hoje em dia, é uma falácia. Isto não é mais uma obrigatoriedade, pelo menos para uma educação inclusiva. O importante da escrita é que ela tenha sentido e faça a comunicação, ou seja, eu não posso inventar uma palavra ou colocá-la fora de ordem. Mas, se vou escrever com letra cursiva ou de bastão, não tem problema nenhum.”

No modo manuscrito, se escreve à caneta, quando acontece um erro, fica complicado. Acontece rasuras e geralmente é necessário passar todo um texto à limpo. Se se escreve à lápis, a borracha deve vir acompanhando para apagar e fazer novamente o escrito.Isso leva tempo e hoje, corre-se atrás do tempo mais do que nunca. Todos querem tirar vantagens em tudo e não pensam muito na qualidade daquilo que se produz.

A seguir listo uma série de afirmações que apontam a forma manuscrita como algo importante a ser vivenciado no nosso meio familiar, escolar, acadêmico ou profissional.

- Escrever à mão mantém o cérebro mais ativo. Investigadores norte-americanos descobriram que escrever manualmente ajuda a decorar conceitos e a aprender com mais facilidade fórmulas e símbolos.

- Escrever à mão faz com que as ideias fluam melhor.

- Estrutura-se melhor o raciocínio.

- A escrita manual é fundamental para decorar conceitos, aprender uma língua ou manter o cérebro ativo.

_Testes e imagens recolhidas através de ressonâncias magnéticas , de investigadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, concluíram que escrever à mão traz muitas vantagens, uma vez que são estimuladas e ativadas mais conexões cerebrais, o que favorece a aprendizagem de fórmulas e também de símbolos.

- Escrevendo à mão, a palavra que se imprime no papel está memorizada como um todo, como símbolos, sai como uma unidade única de significação ( o neurologista do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Alexandre Castro Caldas).

_A escrita à mão é uma habilidade que deriva da arte de traduzir ideias e palavras numa linguagem gráfica legível (neuropsicólogo e presidente do Instituto da Inteligência, Nélson Lima).

_ Deixa-se de saber escrever sem erros gramaticais por causa do corretor do computador.

_Através da escrita manuscrita existe tendência a uma maior concentração, e consequentemente facilidade de interiorização da informação.( neuropsicólogo João Anacleto, do Instituto do Cérebro)

_.Há escritores que preferem criar as suas obras usando primeiro a escrita à mão, talvez porque acreditam que esse fator lhes dá uma maior liberdade criativa e expressiva.

_ É necessário desenvolver o processo da escrita à mão quando se é criança, porque ele favorece a elasticidade do cérebro, o que vai permitir desenvolver outras capacidades cognitivas como decorar ou exprimir pensamentos de forma mais clara. (diretor do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa)

Não sou contra o uso do computador. Acredito piamente que no atual momento é impossível viver sem esta ferramenta, mas alerto para a importância da escrita manuscrita que deve fazer parte do nosso convívio diário. Precisamos ficar mais amigos, mais íntimos da forma manuscrita e insistir no seu uso nas escolas, em casa por nossos filhos, antes que ela se torne em mais uma peça de decoração nos poucos museus das nossas capitais. Muitos educadores consideram a letra cursiva um processo de alfabetização.! A escrita se apresenta de várias formas, quando o aluno atingir a maturidade alfabética ela opta pela que melhor desempenha, No entanto, não é por isso que nós, professores, por comodidade não devamos apresentar todos os conceitos de escrita e linguagem para nossos discentes! Pode parecer que não, mas o tema é polêmico e divide opiniões.

Se faz essencial formar leitores proficientes independentemente do texto e da forma de letra que apresentem, até mesmo pela diversidade textual e de comunicação digital presentes nos dias de hoje. Paralelamente à leitura, a escrita necessita ser legível para que o próprio aluno entenda e se faça entender. Também não se pode ter um objetivo voltado somente em formar escribas, treinando horas e horas as linhas curvas de uma letra cursiva em detrimento da imensidão de formas, cores, tamanhos que o mundo oferece, sem possibilitar a troca e criação. Para alguns profissionais se faz necessário encontrar um meio-termo sem abrir mãos dos estímulos propostos pela escrita cursiva, assim como as vantagens apresentadas pelas letras presentes no mundo midiático, objetivando que a criança faça uso social da Língua, lendo e interpretando com autonomia.A letra cursiva está inserida no processo de alfabetização e se confunde com ele! Se apresenta de várias formas, porém somente quando o aluno atingir a maturidade alfabética ele poderá optar pela tipo que melhor desempenha.Enquanto isso os professores, devem apresentar todos os conceitos e escrita e linguagem para nossos discentes!

Referências

Sandro Fetter & Lúcia Lima & Guillherme Lima. «Ensino da escrita manual no Brasil» (PDF). Escola Superior de Desenho Industrial. p. 3. Consultado em 27-11-2013.

Minidicionário da Língua Portuguesa.Caldas Aulete,.6º ao 9º Ano.3ºEdição,FNDE. (http://casa-humilde.blogspot.com.br/2012/11/letra-bastao-x-letra-cursiva.html)

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=20&id=3571

Lindalva
Enviado por Lindalva em 04/08/2016
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