Relatório Síntese Do Estágio Pedagógico
No mês de junho do ano corrente, Anacleto Martins Job estudante da 13° classe da especialidade de Francês/EMC na escola de formação de professores comandante liberdade/Lubango. Começou com o estágio pedagógico na escola secundária do I ciclo n°67 Mandume, na primeira semana do referido mês a quando a altura de observação das aulas, deu uma aula surpresa e sem preparação com o tema: Amizade, Diálogo Coesão e Diversidade. Trabalhou sobre a orientação pedagógica do professor Alberto Raúl Cativa, tendo sido acompanhado pela tutora Joana Da Cruz, realizou o estágio com os seguintes objetivos:
- Cumprir com o currículo escolar estabelecido.
- Aumentar o nível de conhecimento.
- Diversificar a maneira de ensinamento.
- Identificar processos de ensinamento da reciprocidade do ensino.
Aspectos Positivos
* Aperfeiçoamento das capacidades intelectuais.
* Óptima troca de experiência nas novas metodologias de ensino.
* Reciprocidade de conhecimento pela participação activa dos alunos.
* Boa relação com a tutora, facilitando o enquadramento na forma de lidar com os alunos e os de mais membros da escola.
Aspectos Negativos
* Durante o tempo de estágio pude notar claramente que ao leccionar a disciplina de EMC, o tempo tem sido o principal aspecto negativo, quarenta e cinco minutos e insuficiente para uma disciplina com repercussão social muito elevada.
Sugestões Metodológicas
- Atendendo ao actual quadro social a que estamos inseridos, necessário torna-se ao dar aulas de educação moral e cívica, os professores devem fornecer exemplos concretos da vidaa real e do dia-a-dia, actuando com isto no factor social dos alunos.
- Os professores deveram definir objectivos que visam a mudança esperada no comportamento dos alunos.
- Ao leccionar a disciplina de educação moral e cívica o professor deverá em todas as aulas preparar algumas questões ao nível pessoal e fazê-las de repercurtir na vida dos alunos. Tais questões devem ser de vivência quotidiana, questões que estimulam comportamentos com vista a fazer compreender aos alunos as reações emocionais e afectivas dosalunos e questões de valores.
Portanto foi uma boa experiência pois o estágio correu da melhor maneira possivel com um bom relacionamento escolar, facilitando a rápida integracão a família mandume.