Exemplo de superação

Maria Clara é minha sobrinha, tem hoje nove anos de idade. Há alguns anos fui com minha família assistir a uma apresentação de balé da pequena. Espetáculo belíssimo, bem produzido. Trilha sonora no ar e o grupo inicia as coreografias. Tudo estava caminhando perfeitamente até que num determinado momento, ao efetivar um passe que envolvia todas as dançarinas, ela escorregou e caiu. Isso mesmo. Exatamente assim como o leitor está imaginando - ela, sozinha, escorregou e caiu. Naquele momento perdi a respiração. Minha irmã levou as mãos à cabeça. De imediato imaginei o óbvio: choro, encerramento da apresentação e o comprometimento do trabalho. Mas não. Para a minha surpresa, e da minha família, o oposto aconteceu. Ela simplesmente se levantou como se nada tivesse acontecido, e continuou a dançar. Simples assim.

No término da apresentação desejei saber detalhes do ocorrido. Fui conferir se estava machucada, e os motivos que a levaram a continuar. A resposta foi simplesmente ensurdecedora para uma criança naquela idade: “Eu caí, tio. Minha perna doeu um pouco, mas eu tinha que terminar a dança com minhas amigas!”

Aquilo ficou na minha mente por dias, e só então consegui entender o comportamento da pequena. Ela não tinha sido treinada, por semanas, ou até mesmo por meses, apenas para começar um espetáculo, mas para terminá-lo. E a qualquer custo, superando todos os obstáculos - inclusive o constrangimento de ter falhado diante de um teatro lotado.

Seu comportamento foi um grande aprendizado, que nunca mais esquecerei. Na vida, muitas vezes, também funciona assim. Por mais preparados, treinados e de posse das melhores intenções, também erramos. A diferença, porém, não está no fato em si, mas na interpretação do mesmo. No erro podemos visualizar uma grande oportunidade de superação, de vencer os próprios medos e continuar adiante. Afinal, como ensinou a pequena Maria, os erros e os feitos só pertencem a quem faz.