Como produzir uma boa dissertação

Na vida acadêmica ou fora dela deparamos com situações que exigem de nós a exposição de ideias, argumentos e pontos de vista sobre determinado assunto.

Em diversas situações somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e fazer uso da linguagem escrita formal, também chamada culta para esse fim.

Muitas dúvidas existem continuamente nesse campo, sendo um dos “bicho papão” da clientela numa sociedade em que o ensino ainda é privilégio de uma pequena elite.

Dissertar é organizar , por meio de palavras escritas frases e textos, ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Na oportunidade de poder discutir, argumentar e defender seu ponto de vista utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

É um exercício de produção de texto que requer domínio da modalidade escrita da língua, começando pela questão ortográfica ao uso de um vocabulário relevante e de construções sintáticas organizadas, bem como o devido conhecimento do assunto que se pretendei abordar, e necessariamente a posição crítica (pessoal) diante desse assunto.

Constitui uma atividade colaboradora no desenvolvimento do gosto de pensar e escrever o que se pensa, de questionar o mundo, de criar conceitos e indagar os existentes sobre o assunto em estudo, entender e transformar a realidade.

Para se produzir uma boa dissertação, além de ser um leitor ativo e crítico, é preciso seguir alguns passos básicos.

O texto deve ser elaborado de acordo com os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.

Há uma estrutura padrão a ser seguida que compreende três elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

- Introdução: É a apresentação de maneira clara e sucinta o assunto que será tratado com questões relevantes, referentes ao assunto, que serão abordadas.

Com foco em uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, levantar uma pergunta, cuja resposta deverá estar inserida no desenvolvimento e muito bem explicitada na conclusão.

- Desenvolvimento: É momento no texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão mostradas; desenroladas e avaliadas progressivamente. argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, uma opinião específica. argumentação ou exposição.

- Conclusão: Compreende o final do texto, aqui apresenta-se um resumo forte de tudo o que já foi dito. Deve expor uma avaliação final do assunto debatido, de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.

Essas partes devem se relacionar umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as com coerência e coesão. .

Trata-se de um tipo de texto que está ligado à capacidade argumentativa do seu autor.

Destaca-se que a obtenção de informações, referentes aos diversos assuntos, por intermédio da leitura, de conversas, de viagens, de experiências do dia e dia e dos mais variados veículos de informação contribui para dar suporte ao produzir o texto.

É o gênero textual mais exigido em provas e concursos em todo o Brasil, também é um dos textos mais simples de se redigir. Observando sua estrutura e finalizando pelo tipo de linguagem empregada, deve ser estudado e familiarizado com estudantes de diversos níveis.

A dissertação pode existir em duas formas: a expositiva e a argumentativa.

• Dissertação expositiva – É um tipo de texto em que se expõem as ideias ou pontos de vista. O objetivo é induzir o leitor a considerá-lo coerente .

• Dissertação argumentativa –O mais comum e conhecida por todos. O intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a ideia ou ponto de vista exposto, por meio de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas, opiniões relevantes, etc.

Abaixo, cito alguns exemplos

TEMA: O Desmatamento na Floresta Amazônica

QUESTÃO ABORDADA POR VOCÊ: A Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, sofre algum dano com a frequente prática do desmatamento em seu território?

OBS:

• Sobre o mesmo tema você pode fazer vários questionamentos, porém deve avaliar se você está apto a respondê-los e se não está fugindo ao tema principal.

• Após fazer essas avaliações escolha apenas um dos questionamentos e fundamente seus argumentos baseando-se nele.

2- Uma outra maneira de desenvolver o seu texto é expondo os contra-argumentos, ou seja, expondo as antíteses possíveis à sua tese.

Ex:

TEMA: Eutanásia

Tese/opinião: A eutanásia realmente deve ser proibida, pois ninguém pode violar o direito à vida.

Antítese/contra-argumento: Com a legalização da eutanásia um hospital poderia estar se utilizando do espaço que um paciente desenganado está ocupando para atender a alguém que tem reais chances de sobrevivência.

OBS:

• Cuidado para não se contradizer, ou seja, ao apresentar seu contra-argumento você deve estar preparado para convencer o leitor de que ele não tem fundamentos, e deve estar munido de informações convincentes para que possa fazê-lo. Caso contrário você poderá não deixar clara a sua mensagem.

• Sempre defenda um ponto de vista, pois seu objetivo é esclarecer e não confundir ainda mais as opiniões do leitor a respeito daquele assunto.

• No caso de temas muito polêmicos, o melhor é se isentar totalmente de opiniões e fundamentar seus argumentos em fatos, estatísticas e opiniões em massa.

3- Uma outra alternativa seria fazer uma relação entre causa e consequência, para que assim se possa ir do início ao fim do problema, olhá-lo como um todo e com isso ir construindo uma opinião.

EX:

TEMA: A Violência nas escolas públicas

Causa: O pouco incentivo aos esportes e às artes nas escolas por parte do governo.

Consequência: Os jovens passam muito tempo nas ruas, em contato com armas e drogas.

Observe abaixo, cinco itens para realizar essa atividade com sucesso:

1- Elabore uma introdução com a contextualização do tema e a tese

Para desenvolver uma boa dissertação argumentativa , na introdução apresente uma tese, ou seja, uma proposição, para debater o tema, que será defendida ao longo do desenvolvimento. Antes de apresentar a tese, contextualize o leitor sobre o tema de maneira breve.

2- Apresente ideias que se relacionem com a tese e desenvolva-as de maneira consistente

Apresente argumentos que se relacionam a ela, capazes de explicá-la ou defendê-la. A presente argumentos que estão relacionados à tese, mas que têm sustentação, que podem ser comprovados . Para desenvolver bem as ideias e argumentos, procure explorar as relações de causa e consequência, o contexto histórico do problema e suas implicações no presente, os fatos que possam servir de exemplo, etc.

3- Elabore uma conclusão que resuma as ideias apresentadas na argumentação

Para finalizar o seu texto retome as ideias que discutiu no desenvolvimento, de forma sucinta, mostrando claramente o seu ponto de vista sobre o tema. É muito importante que a conclusão esteja conectada com as outras partes do texto. Evite expressões e frases clichês, como “é preciso conscientizar as pessoas sobre o problema”. Você até pode usar esse tipo de frase, mas precisa desenvolvê-la um pouco mais, mostrando, por exemplo, como essa conscientização poderia ser realizada e qual seria o seu impacto.

4- Releia o texto levando em conta a proposta e pense: será que eu fiz a proposta corretamente?

Releia todo texto que você escreve, pois a releitura permite que você perceba as falhas cometidas e as corrija, evitando, problemas para a sua nota. Observe não apenas os “erros” gramaticais, como também a adequação da sua redação ao tema e ao gênero. É muito comum que dissertações argumentativas sejam anuladas em gênero por trazerem ao final a marca “eu acho/penso que”, o que pode ser, muitas vezes, apenas um deslize que poderia ser evitado com a releitura. No processo de estudo e preparo para a prova, reler a redação permite que você veja seu texto criticamente e perceba que aspectos você pode melhorar, que outras ideias poderia abordar, etc.

5- Dê a redação para outra pessoa ler, e o melhor é que seja um especialista da área

Durante a sua preparação para a prova de redação é muito importante que você mostre seus textos a outras pessoas, principalmente para um profissional da área. Quando escrevemos um texto, ficamos muito envolvidos com ele e, as ideias que mobilizamos para redigi-lo, dificilmente teremos problemas em compreendê-lo.

Espero ter colaborado com este artigo para a boa compreensão do gênero textual em questão.

Para ler outras dissertações escolhidas, vá ao endereço: http://www.fuvest.br/vest2004/bestred/bestred.stm

Referências bibliográficas

www.infoescola.com/redacao/dissertacao

sosconcurseiro.com.br/5-dicas-para-fazer-uma-excelente-dissertacao-arg..

www.mundovestibular.com.br › Redação

Lindalva
Enviado por Lindalva em 09/11/2016
Código do texto: T5818420
Classificação de conteúdo: seguro