Demerval Savieni: A teoria da Curvatura da Vara: matéria para concurso público de direção de escola do Estado de São Paulo, 2017.

Obra formulada por Demerval Saviani, uma reflexão a respeito da Pedagogia Histórica Crítica, o autor propõe como deve ser refletida ação pedagógica com clareza e objetividade.

Com efeito, é necessário entender como se efetiva a intervenção das diversas teorias pedagógicas na questão da marginalidade social, no sentido de prevalecer à própria marginalidade. Portanto, as pedagogias da opressão.

Objetivo de Saviani, atingir a máquina político-educacional, para tal elaborou a teoria da Curvatura da Vara, objetivando o equilíbrio real na compreensão da Pedagogia Histórico-Crítica proposta por ele mesmo.

Sua epistemologia é consistente a respeito da obra desenvolve uma reflexão complexa, auxiliando na compreensão da mesma criticamente, com a finalidade de buscar as causas da marginalidade.

Em primeiro lugar como entender a relação dialética escola-sociedade, do mesmo modo, o papel do professor. Necessário o entendimento, das diferentes pedagogias: Tradicional, Tecnicista e Escola novista.

Fundamental a superação das Pedagogias reprodutivistas, levando ao professor optar por uma Pedagogia crítica, com conteúdos político-sociais analíticos no entendimento do fenômeno da marginalidade social.

Saviani desenvolveu em seu livro Escola e Democracia, duas questões contraditórias, a primeira formulação, as pedagogias não críticas classificadas como pedagogias tradicionais. Portanto, tais pedagogias desejam conservar a sociedade como está em defesa do status quo.

Para Saviani, a Pedagogia nova entende que a educação é capaz de erradicar a marginalidade. Sendo assim, a marginalidade é entendida como desvio político social, e, não um fenômeno natural.

Desse modo, a educação como teoria iluminista é um instrumento de correção do desvio. Portanto, a pobreza um fenômeno produzido politicamente.

O professor Saviani, analisa o segundo grupo, as teorias reprodutivistas, subdivididas, Ensino como Violência Simbólica. Por outro lado, Escola como Aparelho Ideológico de Estado. Escola dualista, educação como fator agravante pela discriminação responsável pela marginalidade.

A miséria está sistemicamente na estrutura política social, a escola reforça, dando legitimidade à marginalidade, como se efetiva tal prática, pelo mecanismo ideológico da marginalização cultural.

Necessário entender a relação entre educação e sociedade, com tal dialética faz sentido a metáfora da Teoria da Curvatura da Vara.

Por meio de tal metáfora que Saviani, defende os ajustes da educação, quando a vara está torta, ela fica curva de um dos lados.

Não basta endireitá-la, coloca-la na direção correta. É preciso curvá-la para o seu oposto. Teoria inicialmente formulada por Lênin, posteriormente Althusser, levar a vara para o lado oposto, para poder trazê-la para o centro.

Com efeito, não se trabalha pedagogias tradicionais, entretanto, a valorização dos conteúdos verdadeiramente críticos, em essência uma pedagogia realmente revolucionária.

Saviani puxa propositadamente a vara para o lado oposto, na esperança desta vir para o centro. Portanto, a valorização dos conteúdos críticos que remetem a uma pedagogia revolucionária.

Portanto, uma pedagogia centrada em conteúdos críticos na troca de conhecimentos com os alunos, o que denomina de escolanovismo adaptadas às dificuldades, objetivando os interesses do povo.

A superação de métodos tradicionais, entretanto, sem abrir mão da iniciativa do professor.

Métodos não ecléticos, todavia com a contínua relação entre educação e sociedade, sendo o ponto de partida a prática social.

Com efeito, necessário a transformação das relações de produção, que inviabiliza a construção de uma sociedade igualitária.

Desse modo, a escola é uma instituição política pedagógica, cujo interesse deve consistir na socialização do saber sistematizado.

A pedagogia histórico-critica parte do fundamento da transformação política da sociedade marginalizada.

Sendo assim, a educação não pode ser legitimadora da situação vigente.

Saviani, acredita que a Pedagogia Histórico-Crítica exerça por meio da educação uma ação que interfere sobre a sociedade, favorecendo na mudança da mesma.

A teoria descrita é inovadora, por ser revolucionária, motivo de ser denominada de Pedagogia Histórica- Crítica.

Uma educação que determina a mudança social, alteração das condições de vida, da sociedade marginalizada.

Desse modo, a perspectiva social da teoria histórico-crítica, propõe em síntese um projeto pedagógico político que supere a ideologia do neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/02/2017
Reeditado em 11/02/2017
Código do texto: T5909463
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